Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Conscientização

Dezembro alerta para combate ao abandono de animais; veja como adotar

O Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados, de acordo com a OMS

Mari Leal • 12/12/2023 às 15:00 • Atualizada em 12/12/2023 às 18:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Mais que o característico vermelho natalino, o mês de dezembro também é marcado pela cor verde, escolhida para representar a campanha de conscientização contra o abandono animal.


				
					Dezembro alerta para combate ao abandono de animais; veja como adotar
O Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados, de acordo com a OMS. Foto: Reprodução/TV Bahia

O Dezembro Verde é uma campanha brasileira de incentivo ao combate aos maus-tratos e abandono de cães, gatos e quaisquer outros animais domésticos.

Leia mais:

A ação nasceu no Ceará, em 2015, a partir da ação de um agente de proteção animal. A escolha do mês para concentrar as ações aconteceu pelo fato de ser justamente no fim do ano o período de aumento das ocorrências de abandono.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de cães e gatos abandonados no Brasil ultrapassa a marca de 30 milhões. Nas ruas, os animais estão a mercê de todos os tipos de violência e maus-tratos.

Além de uma prática desumana, o abandono de animais nas ruas abre espaço para riscos à saúde animal e humana com a proliferação de zoonoses, como raiva e leishmaniose.

A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), em seu artigo 32, prevê pena de detenção de três meses a um ano para quem praticar abusos, maus-tratos, assim como ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Apesar de não descrito no texto da lei, o abandono de animais também é considerado maus-tratos.

Veja como adotar

O abandono pode ser combatido também com a adoção de pets. No entanto, ter um bicho de estimação é um compromisso sério e requer uma série de cuidados.

Em Salvador, a Associação Brasileira Protetora de Animais (ABPA- seção Bahia) realiza feiras de adoção onde tutores podem assumir as responsabilidades pelos bichinhos.

Dentro do universo da adoção, a variedade é grande. Você pode encontrar cães e gatos de todos os porte, raças e idades estão disponíveis nas feiras.

Há ainda outras ações que costumam acontecer em diferentes espaços, como shoppings. Normalmente, para adotar, é preciso a cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

A pessoa que deseja adotar um animal passará por uma entrevista e a adoção só será liberada caso o interessado atenda todos os critérios e assine um termo de compromisso. No caso da adoção felina, pessoas que moram em apartamento devem ter as janelas telas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!