Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Conservação ambiental

Felino quase ameaçado de extinção é solto em reserva ambiental na BA

Espécime de gato-maracajá e outros 14 animais foram devolvidos à natureza nesta segunda (11). Área de conservação ambiental fica na cidade de Jandaíra

Iamany Santos • 11/12/2023 às 17:12 • Atualizada em 11/12/2023 às 21:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma espécime de gato-maracajá (Leopardus wiedii), que possui status de espécie quase ameaçada de extinção, foi devolvida à natureza nesta segunda-feira (11). O felino e outros 14 animais foram soltos na reserva do Projeto Sergipe, localizada em uma área de conservação ambiental em Jandaíra, município a cerca de 200 quilômetros de Salvador e que faz divisa com Sergipe.


				
					Felino quase ameaçado de extinção é solto em reserva ambiental na BA
Espécime de gato-maracajá e outros 14 animais foram devolvidos à natureza nesta segunda (11). Área de conservação ambiental fica na cidade de Jandaíra. Foto: Divulgação

Antes da soltura, os animais foram reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, órgão veiculado à Secretaria de Meio Ambiente da Bahia.

Leia mais:

Entre os animais soltos estão seis jiboias (Boa constrictor), quatro sariguês (Didelphis aurita), dois gaviões-carcarás (Caracara plancus), um ouriço-preto (Chaetomys subspinosus) – que está em ameaça de extinção vulnerável –, e um cachorro do mato (Cerdocyon thous).

Nos últimos 3 anos, cerca de 700 animais silvestres de pequeno e médio portes, entre répteis, aves e mamíferos, foram devolvidos ao seu habitat natural nas reservas do Projeto Sergipe, iniciativa da empresa Bracell.

“Cada animal reintegrado representa não apenas uma nova chance de sobrevivência para os espécimes soltos, mas, também, uma contribuição para a perpetuação das espécies em ambientes com vegetação nativa abundante”, pontua Igor Macedo, biólogo e especialista em Meio Ambiente da Bracell.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!