Começa oficialmente na próxima semana a temporada deste ano de observação de jurbartes em Salvador. A agenda, que acontece em parceria entre o Projeto Baleia Jubarte, Prefeitura e o Museu Náutico da Bahia, terá início na segunda-feira (15).
Nesta temporada, além da observação dos animais, que já é feita no Farol da Barra, a população vai poder conferir uma exposição de placas e uma réplica da cauda de uma baleia, no Forte de Santa Maria, também na Barra.
Leia também:
Ao todo, serão dez placas informativas contendo texto e imagens sobre a reprodução, biologia e comportamento das baleias. As fotos são explicativas e haverá equipes em alguns momentos para fazer o atendimento aos turistas.
O projeto estará no Farol atendendo as pessoas que visitarem o equipamento. No local, serão disponibilizados binóculos para facilitar o acompanhamento das baleias-jubarte no mar.
Além disso, as empresas Shark Dive e a Apolônio Turismo Náutico realizarão o turismo de observação de jubartes no mar (em embarcações) em parceria com o projeto. Os passeios ocorrem fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.
Temporada das jubartes na Bahia
De julho a outubro, as baleias-jubarte saem da Antártica à procura de águas mais quentes e calmas para reproduzir, amamentar os filhotes e realizar os rituais de acasalamento.
A estimativa da população de baleias na costa brasileira é de 30 mil. A recuperação populacional dos cetáceos vem sendo observada desde que a espécie deixou de ser caçada no Atlântico Sul.
Mesmo com a temporada de observação prevista apenas para este mês, desde o final de maio esses mamíferos estão sendo vistos em Salvador.
Para quem está navegando, a orientação é que as regras de observação sejam respeitadas. Entre elas, a distância mínima permitida de 100 metros por segurança tanto do animal como de quem está embarcado.
Números de observação
Na temporada de 2023, a observação embarcada de jubartes contou com a presença de 750 turistas. Ao todo, foram 28 embarques e 1.098 quilômetros navegados.
Ao longo da agenda, 187 baleias foram avistadas apenas durante a observação feita no Museu Náutico. Destes animais, 72 grupos foram registrados e 32 foi o recorde de baleias vistas no mesmo passeio.
No Farol da Barra, 3,8 mil pessoas foram atendidas pelo projeto e 53.561 participaram da exposição de fotos.
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!