Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
São João

Saiba como acalmar pets com medo de fogos de artifícios

Nesse período do ano muitos animais fogem dos seus lares tentando se esconder do barulho e outros se machucam de desespero

Gabriela Braga • 20/06/2023 às 11:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saiba como acalmar pets com medo de fogos de artifícios
Foto: Reprodução / Canva

Faltam poucos dias para o São João e os tutores de pets já ficam preocupados com a reação dos bichinhos por conta do barulho dos fogos de artifício. Alguns morrem de medo e outros ficam extremamente estressados. Mas é possível amenizar os transtornos. O médico veterinário comportamentalista e adestrador de cães, Rafael Ramos, dá algumas dicas.

"Adaptil, que é um feromônio sintético, análogo ao mesmo feromônio exalado pela mãe e isso acaba relaxando e tranquilizando os animais. Então nessas explosões que causam mais estresse, é possível ser utilizado. Outra coisa é identificar quais lugares esses cachorros gostam de ter como abrigo", disse.

Leia mais:

"Existem cachorros que gostam de ir para debaixo de uma cama ou um quarto. Ele está procurando abrigo ali, então o ideal é que nesses dias [de fogos] ele tenha acesso a esses ambientes. Outra dica importante é que esses lugares puderem ter um isolamento acústico, melhor. Se o quarto puder ficar com as portas e janelas fechadas, por exemplo, melhor ainda, porque diminui a entrada de som naquele ambiente. Pode ser muito interessante também deixar as luzes acesas porque dessa forma as luzes dos fogos de artifícios não vão influenciar na parte interna, onde está o animal. Uma música no ambiente também é interessante, porque diminui a intensidade do barulho", aconselha o veterinário.

Deixar os pets que têm medo sozinhos em casa pode ser um risco muito grande. Nesse período do ano muitos animais fogem dos seus lares tentando se esconder do barulho e outros se machucam de desespero. Por isso, o ideal é estar perto do bichinho e mantê-lo em um lugar seguro onde ele não tente fugir e acabe se ferindo. Se não for possível estar presente é preciso que o tutor redobre os cuidados.

"Se estamos falando de um cachorro que tem problemas com fogos de artifícios, esse cachorro em hipótese nenhuma deveria ficar só nessa situação. Normalmente todos os cães não gostam dos sons do fogo de artifício. Todos eles se incomodam, uns em escala maior e outros em escala menor. Dependendo da escala você consegue amenizar isso de uma forma muito tranquila, deixando no ambiente um mordedor, um biscoito, sabendo que é um ambiente seguro, aonde não há chance de ele se bater, se machucar", explicou.

De acordo com o especialista, neste dia, o ideal é que a pessoa canse bastante o cachorro, faça algumas atividades, para que ele fique mais relaxado.

Para cães que têm pânico do barulho dos fogos existem medicamentos que podem ajudar a acalmar o animal. Nesses casos é importante marcar uma consulta com o médico veterinário porque apenas esse profissional pode indicar o tratamento correto.

Adestramento

O ideal mesmo é adestrar o seu pet desde filhote para que ele não se incomode com os barulhos, sejam eles de bomba, trovão ou até mesmo do secador de cabelos. De acordo com Rafael Ramos é possível simular situações com esses barulhos para que o pet vá se acostumando e não tenha medo no futuro.

"Se você tem um filhotinho, a melhor coisa que você pode fazer é criar situações positivas oferecendo , por exemplo, petiscos. Imagine que vai ter um jogo de algum time e você já sabe que terá fogos de artifícios, na hora que isso acontecer, eu ofereço ao meu cão petiscos neste contexto. E aí o cão vai associar este momento a um momento agradável, de receber petisco, de receber elogios, e incentivar o relaxamento é muito importante. Outra dica é simular sons de fogos de artifícios, em um volume muito baixo, quase imperceptível pro cachorro, e oferecer para ele experiências agradáveis dentro deste contexto que o som está tocando. E vai gradativamente aumentando o volume", recomenda Rafael.

Não esqueça de colocar uma coleira de identificação no seu pet. Caso ele fuja com medo, vai ser mais fácil localizá-lo depois.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!