Se você está buscando um cãozinho pequeno, de companhia, muito dócil e brincalhão, o Spitz Alemão é uma excelente opção. A raça é bastante popular no Brasil e nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço nos lares baianos. De acordo com a médica veterinária Gabriela Lima, o Spitz Alemão possui algumas variações, mas o mais comum é o Spitz Alemão Anão, também conhecido como Lulu da Pomerânia.
“O Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é uma das raças mais populares do Brasil. Ele apresenta uma variação de tamanho e as pessoas ainda confundem se é uma raça ou outra. A raça em si tem origem na Europa Central e o menorzinho é chamado de Lulu da Pomerânia”, explica.
Leia também:
A estatura do Spitz Alemão varia de 18cm a 50cm e por aqui os menores acabam prevalecendo. Segundo Gabriela, o pet é bastante brincalhão, mas também é valente em algumas situações.
“O Spitz, não à toa está tão famosa entre os brasileiros, é um cão bastante brincalhão e muito inteligente. Ele tem muita energia. Os tutores dizem que eles são valentes e amorosos. Valentes para proteger a família e amorosos e super protetores da família”, conta a médica.
Sobre conviver com outros animais, o Spitz Alemão tem uma certa dificuldade, a não ser que eles cresçam juntos, desde filhotes. Mas as socializações com outros pets devem ser evitadas. Outra característica da raça é o excesso de latidos.
“Os latidos são ponto limitante da raça, mas nada que não possa ser ajustado com um bom adestrador. É muito do que o tutor vai condicionando. A raça tem uma predisposição ao latido, pelo próprio perfil de proteção da família que eles têm”, complementa Gabriela.
O Spitz Alemão vive em média de 12 a 15 anos. Os maiores costumam viver um pouco mais. Eles podem pesar de 2,5kg a 8 kg. É uma raça rústica, resistente a viroses e doenças de pele, porém tem três grandes problemas clínicos.
“Um deles é a estenose de traqueia. É bem comum eles terem a traqueia afunilada, apertada em algum ponto que promove tosses e quadros respiratórios crônicos. São também predispostos a alterações em joelhos, luxação de patela, ruptura de ligamento cruzado. Alguns também tem predisposição a olho seco, algumas afecções oculares que são bem comuns”, explica.
Um filhote de Spitz Alemão custa hoje entre R$3 mil e R$15 mil, a depender da região. É importante que os interessados busquem canis confiáveis que vendam filhotes de raça. Não comprem pets pela internet, através de sites como OLX ou Mercado Livre, por exemplo. A melhor forma de encontrar um canil confiável é entrar no site da Confederação Brasileira de Cinofilia ou buscar o kennel clube do estado.
Leia mais sobre iBicho! no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!