A partir de agora, tutores de pets de Salvador poderão ser beneficiados com consultas veterinárias gratuitas. A iniciativa acontece por conta de uma parceria entre a startup de impacto socioambiental So+ma e a UPA Animal. De acordo com a titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Marcelle Moraes, para ser beneficiado, o tutor precisa entregar uma quantidade mínima de materiais recicláveis.
“Ele precisa separar os resíduos sólidos, ou seja, fazer a coleta seletiva em casa e depois levar em uma unidade da casa So+ma e trocar o material por pontos. Cada item e cada peso valem um determinado ponto. Para conseguir a consulta veterinária gratuita é preciso juntar 10 pontos. Lembrando que esses resíduos sólidos precisam estar devidamente higienizados, sem resquícios de alimentos, para facilitar o trabalho das cooperativas”, explica.
Leia também:
Entre os materiais que os tutores podem juntar em casa para trocar por pontos nas casas So+ma estão garrafas pet, latas de alumínio, isopor e resíduos plásticos de forma geral, como tampinhas de garrafa e vasilhas. Para Marcelle Moraes, dessa forma, além de garantir uma consulta gratuita, o tutor também está contribuindo para a preservação do meio ambiente.
“Essa iniciativa da casa So+ma tem o objetivo de estimular a coleta seletiva, porque nada se descarta, tudo volta para o meio ambiente. Aquela garrafa pet que você não reciclou vai para os mares, para os aterros, contamina lençol freático e demora anos para se degradar na natureza. E uma forma de deixar o nosso ambiente mais limpo e saudável é através da conscientização. Essas premiações são formas de estimular as pessoas a começarem a ter o hábito de fazer a coleta seletiva”, finaliza.
Hoje, existem em Salvador dozes casas So+ma que já recolheram 766 toneladas de resíduos recicláveis apenas neste ano. Há unidades, por exemplo, em Mussurunga, na Pituba, em Cajazeiras e no Imbuí. A startup também tem um posto instalado na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana da capital.
Leia mais sobre iBicho! no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!