Qual é o seu pronome? A pergunta, que parece ser simples para quem ainda está na escola e se depara com a classe gramatical lá pelo 3º ano do ensino fundamental, se tornou um bicho de sete cabeças nas redes sociais após uma pegadinha feita pelo blogueiro Matheus Mazzafera.
As marcas linguísticas que indicam um gênero se tornaram ainda mais presentes para a comunidade LGBTQIAPN+ com a popularização da linguagem neutra, maneira inclusiva de tratar pessoas que não se sentem pertencentes ao gênero masculino ou feminino.
Leia também:
No entanto, para algumas pessoas, em especial para pessoas cis, aquelas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, a pergunta "qual é o seu pronome?" acaba gerando uma grande confusão.
A busca no Google pelo termo "pronome" registrou um pico na sexta-feira, 20 de outubro, data em que o vídeo de Matheus Mazzaffera viralizou. É possível ter noção de que a procura está relacionada ao assunto através das pesquisas relacionadas como "pronome de subcelebridades" e "o que é pronome de subcelebridadeds", que tiveram um aumento repentino.
No vídeo, Mazzafera faz a pergunta para influenciadores e ex-BBBs e ouve respostas que não tem muito a ver com o assunto, como a ex-BBB Gabi Martins que diz que o pronome dela é Atlético Mineiro, ou o cantor baiano Tierry que se identifica como Corinthians. Além de outras que falam o sobrenome ou algum apelido.
Segundo a ex-BBB Gabi, Matheus teria confundido os entrevistados pedindo para dar outra resposta no lugar da correta. "Brincadeiras a parte, Matheus falou fala seu time (emoji de riso). Meu pronome é Atlético Mineiro. Aqui é galo porra", escreveu no X, antigo Twitter.Afinal, o que é pronome? De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa o pronome é:
"Palavra que substitui um nome (como em as sandálias estavam aqui, tenho de as encontrar), um adjetivo (como em o rapaz é expansivo, mas a irmã não o é), um sintagma (como em os apoiantes do presidente já não o são) ou uma frase (como em o superior hierárquico sabia de tudo e isso importa muito)."
E qual seria a maneira correta de responder a pergunta feita pelo blogueiro Matheus Mazzafera?
Caso a identificação seja com o gênero masculino, a resposta pode ser Ele/Dele. Já a resposta no feminino costuma ser Ela/Dela. Na língua inglesa existe o They/Them, utilizado por pessoas não binárias. No Brasil, é comum ver quem utilize Elu/Delu por não se identificar com os gêneros feminino ou masculino.
A linguagem inclusiva passou a ser feita com a substituição do X e @ pelo U por não ser acessível para pessoas com deficiência visual ou neurodiversas, que tinham dificuldades de compreender o texto.
A mudança chegou a ser pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), que em março deste ano tornou inconstitucional um projeto de lei de Rondônia que tentava proibir o uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas.
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!