Na nova edição da Bienal do Livro Bahia, os autores baianos vão predominar na programação. E a expectativa para a chegada do evento, que acontece entre os dias 26 de abril e 1° de maio, é enorme não só para os leitores.
Na festa de lançamento do evento realizada nesta terça-feira (26), alguns representantes do estado confirmaram a presença na feira e falaram da ansiedade para esse reencontro do mundo literário.
Leia também:
Anderson Shon é um deles. Ele lembrou que em 2013 lançou o primeiro livro na Bienal. A emoção foi tão grande que ele não consegue explicar. O escritor acrescentou ainda que o espaço é essencial para o universo da literatura e marcante, agora, por ter a Bahia como foco.
"Em 2013, lá na Ufba, na última Bienal antes de 2022, eu estava lá com um stand pequenininho na unha do bandido lançando meu primeiro livro...Em 2022, eu volto como convidado. Então pra mim foi muito emocionante. Agora em 2024, de fato, eu tô como participante mesmo. Vou falar sobre minhas obras e sobre meus quadrinhos."
Shon vai participar de painéis no dia 28 e 30 de abril. Ele está bem ansioso para ambos momentos. "Ver que em todos os espaços tem literatura baiana e literatura negra me deixa muito feliz. Tô muito ansioso para a Bienal."
Leia mais
- Novidades da Bienal do Livro 2024 são divulgadas em Salvador
- Baianos predominam na programação da Bienal do Livro 2024
- Bienal 2024 confirma a presença de Kaká Werá e Glicéria Tupinam
O escritor, jornalista e apresentador do Jornal da Manhã, Ricardo Ishmael também integra a programação. Ele aprovou o tema divulgado pela Bienal e disse que ter a Bahia em destaque é "entender o que nós somos enquanto potência literária".
"Eu acho que a Bahia como tema é o mais apropriado dos temas para essa edição da Bienal, porque é falar da gente, falar da Bahia que se conecta consigo, com o mundo, com o seu lugar, com o tempo, e a importância está nisso, falar da gente, falar das nossas questões, protagonizar as nossas autoras e autores, trazer esse olhar para o que a gente, de mais rico e de mais belo, produz em termos de literatura, e somos um celeiro vastíssimo, né? Então eu acho que é isso. A importância está no fato de a Bienal entender o que nós somos enquanto potência literária e trazer essa visibilidade para a nossa produção."
O jornalista contou parte das atividades que irá executar durante os dias de evento. "Esse ano nós temos duas novidades. O primeiro é que eu vou estar participando, pela primeira vez, de um stand, com Emilia Nunes e com Renato Fernandes, outras duas escritoras de livros para infância, todos os dias lá, recebendo as crianças, as escolas, as famílias, enfim, pra um bate-papo, autografando livros. E no dia 1º é a minha contação de história. O dia 1º é o feriado do Dia Trabalhador, eu vou estar lá contando a história do meu último livro para as crianças com a participação do poeta Mário Omar."
Quem também conversou com o iBahia, foi a autora Nega Fyah. Ela integra um painel da Arena Jovem, composto por Lavínia Rocha e Nath Finanças. No bate papo, ela revelou que está ansiosa, e que os jovens são peças-chave nessa evolução literária.
"Nós jovens lemos. Há uma cultura de dizer que jovens não leem, que os jovens não participam da cultura e da literatura. Mas, de que literatura estamos falando? Então, como eu tenho esse contato, sou jovem e tenho uma linguagem que pode se aproximar desse público, vai explicitar cada vez mais que nós jovens estamos imersos dentro da cultura da literatura.
"Existe uma amplitude na literatura e eu como essa poeta, que transita tanto na literatura versada quanto a literatura escrita, acho muito importante a Bienal trazer essa multidiversidade para Salvador", finalizou ela.
Mais de 170 autores, personalidades e artistas estarão presentes na Bienal. Eles produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos. Mais de 200 marcas expositoras também estão confirmadas, inclusive as quatro principais editoras do país: Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros.
Ingressos para a Bienal do Livro 2024
Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia 2024 já podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento. A entrada inteira custa R$ 30,00, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15,00.
Durante os dias do evento, de 26 de abril e 1° de maio, é possível comprar os tickets na bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.
Aline Gama | Mayra Lopes
Aline Gama | Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!