Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > micareta de feira
Whatsapp Whatsapp
Tá chegando!

Segurança, saúde e mais: veja serviços da Micareta de Feira 2024

Governo do estado divulgou serviços da Micareta de Feira na terça-feira (9)

Nathália Amorim • 10/04/2024 às 11:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Micareta de Feira, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, terá o maior esquema de segurança da história, segundo anúncio do Governo da Bahia. Além disso, outros serviços de saúde, assistência e acolhimento, combate ao trabalho infantil e outras ações também estão disponíveis durante a festa.


				
					Segurança, saúde e mais: veja serviços da Micareta de Feira 2024
Governo do estado divulgou serviços da Micareta de Feira na terça-feira (9). Foto: Divulgação / Prefeitura Feira de Santana

O anúncio oficial foi feito na terça-feira (9), durante um evento no Centro de Cultura Amélio Amorim, no município, que reuniu o governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades.

Leia mais:

Este ano, o evento vai homenagear o cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que morreu no ano passado. Entre as atrações confirmadas estão: Daniela Mercury, Bell Marques, Léo Santana,Adelmário Coelho, Aila Menezes, Maryzelia, Banda Didá e mais.

Maior esquema de segurança da história

Para o esquema de segurança, um efetivo de 9,5 mil agentes, entre policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica e do Compor Bombeiros, além de servidores da própria Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) estarão disponíveis.

Também serão montados 74 estruturas, sendo 45 postos elevados de observação, sendo 32 da PM e 13 do Corpo de Bombeiros. Outro sete servirão à Polícia Civil, dois da Polícia Técnica, seis da SSP, além de 31 postos policiais.

Assim como é realizado nos acessos do Carnaval em Salvador, serão instalados oito portais de abordagem no acesso ao circuito da Micareta. Além disso, 53 câmeras, sendo 22 com reconhecimento facial, incluindo uma em cada portal de abordagem. O efetivo ainda estará equipado com 330 rádios Tetra.

Todos os detalhes da micareta serão acompanhados através do Comitê Integrado de Inteligência e Análise, com a presença das Agências Centrais de Inteligência do Estado da Bahia, promovendo a análise de informações e proporcionando o assessoramento técnico às autoridades.

Com isso, as equipes de segurança que estão em campo podem ser acionadas e fazer o atendimento em tempo real. A operação de segurança também vai contar com dois Centros Integrados de Comando e Controle móveis.

Saúde

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 470 plantão planejados irão reforçar a assistência, acompanhar e atender à população durante os dias da festa.

Um estande de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) será montado próximo ao circuito. A Sesab também informou que serão distribuídos 500 mil preservativos, além de materiais informativos, para prevenir a propagação de doenças e a gravidez indesejada.


				
					Segurança, saúde e mais: veja serviços da Micareta de Feira 2024
Micareta de Feira acontece entre os dias 18 e 21 de abril. Foto: Izinaldo Barreto/ Prefeitura de Feira de Santana

Os foliões contam ainda com o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que será imediatamente acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas. A Hemoba também estará presente, através de campanhas de publicidade para promover a doação de sangue.

A Corregedoria da Saúde vai realizar ações de fiscalização em unidades assistenciais para verificar o cumprimento das escalas e jornadas de trabalho e aplicar possíveis ações correcionais. Já a Ouvidoria da Sesab estará disponível, através do 0800 284 0011, para avaliar o atendimento dos foliões nos serviços de Saúde.

Plantão Integrado

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado (SJDH) que vai implantar o Plantão Integrado dos Direitos Humanos na Micareta de Feira.

Entre as ações estão o objetivo de fortalecer e integrar a rede de atendimento, enfrentamento, combate e prevenção à violação de direitos humanos em grandes eventos.

O Plantão reúne diversos órgãos e entidades da sociedade civil, que atuam de forma conjunta na proteção e defesa dos direitos humanos nos eventos populares da Bahia.

Os postos do plantão estarão localizados nos seguintes locais:

  • Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na rua Vasco Filho
  • O segundo estará localizado no circuito da Micareta, na avenida Presidente Dutra

Nos quatro dias de festa, equipes fixas e volantes estarão espalhadas pelo circuito para identificar e encaminhar os casos de violações de direitos, além de realizar a mobilização com distribuição de material informativo, insumos e pulseiras de identificação para crianças. Serão 100 profissionais envolvidos.

A Coordenação Geral de Políticas de Juventude (Cojuve) terá o papel de acompanhar os casos de violações de direitos das juventudes na festa, além de promover campanhas informativas e visitas às ações e equipamentos do Estado localizados no circuito da festa. O público-alvo da ação são grupos vulnerabilizados, como crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, LGBTQIA+, consumidores, mulheres, pessoas negras e catadores de materiais recicláveis.

Assistência e acolhimento

Haverá ainda a distribuição de insumos, como água, preservativos, lubrificantes, kits de higiene e materiais informativos, assim como orientações sobre autocuidado para a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Também será assegurado atendimento para pessoas que estejam em contexto de uso de substâncias psicoativas.

Os serviços também serão ofertados na sede do Corra, localizada na Rua Felinto Marques de Cerqueira. Equipes volantes, equipadas com mochilas térmicas e insumos irão transitar entre os foliões, realizando atendimentos e intervenções às pessoas que estejam em contexto de uso de substancias psicoativas (SPA). Serão priorizadas as pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social.

Promoção do respeito às mulheres

A Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM) vai reforçar as ações de sensibilização através da campanha ‘Oxe, Me Respeite!’, para garantir a proteção e a igualdade de gênero durante a folia. Para isso, a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres da SPM estará em Feira de Santana, para atendimento, encaminhamento e acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial.


				
					Segurança, saúde e mais: veja serviços da Micareta de Feira 2024
Micareta de Feira terá serviços de segurança, saúde, combate ao racismo e mais. Foto: Luis Troina/Prefeitura de Feira de Santana

Entre as ações, haverá a ativação da campanha Laço Branco, com distribuição de pulseiras no Bloco Lá Vem Elas, de concentração de público masculino. Todo o trabalho será feito de acordo com a Política Integrada com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Ronda Maria da Penha, o Tribunal de Justiça, o Hospital da Mulher, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança Pública, as prefeituras do interior, CRAM e CREAS.

Combate ao racismo

Secretaria vai disponibilizar a Unidade Móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, com equipe multiprofissional composta por advogada, psicóloga e assistente social, que ficará disponível, das 16h às 22h, na Avenida Presidente Dutra, próximo aos Correios.

Outro local de atendimento será no Posto Integrado de Atendimento Técnico Leandro Menezes, no Cruzamento da Av. João Durval com a Avenida Presidente Dutra, sentido Salvador, das 16h às 22h. As denúncias de casos de racismo e intolerância religiosa também podem ser feitas pelo telefone (71) 3117-7448 ou pelo email [email protected].

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MICARETA DE FEIRA :

Ver mais em Micareta de Feira