Sambistas de todo o Brasil têm a partir desta segunda (29), a chance de concorrer a R$ 225 mil em prêmios. A São Paulo Exposamba, maior concurso de composições do gênero, abre 1.103 vagas para inscrições de novas composições, em uma mostra que irá escolher os melhores sambas inéditos do País. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no
site oficial, até 10 de maio. Cada pessoa pode inscrever no máximo dois sambas. Os primeiros 1.103 sambas inscritos, de quaisquer estilos, se juntarão a 97 que se inscreveram para a 1ª edição da São Paulo Exposamba, ocorrida em 2012, mas não participaram por ficar além dos 1.000 primeiros. No total, serão 1.200 sambas concorrendo ao título de melhor nova composição de samba do Brasil. Estas 1.200 músicas irão concorrer em 60 eliminatórias (20 sambas em cada), com apresentações ao vivo de seus compositores (ou de intérpretes indicados por eles) em 34 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e em 26 escolas estaduais na Grande São Paulo, interior e litoral paulista.
Veja outras notícias de música Em cada um destes 60 eventos serão escolhidos dois diferentes estilos de samba (samba-rock, pagode, samba-enredo etc), de acordo com opinião de júri constituído por representantes das comunidades locais: professor, estudante e pessoa da terceira idade, sob presidência de especialista em samba indicado pela Fábrica do Samba, realizadora da São Paulo Exposamba. Após esta fase, os 120 melhores partem para defender suas composições em segunda etapa, no Sesc Pompeia, entre 28 de maio e 1 de junho. Em cinco noites de apresentações, os 120 serão reduzidos a 50 escolhidos, que passarão à fase semifinal. Dos 50, 12 (seis por noite) irão à final pela escolha do júri e 12 irão pela escolha do voto popular.