O aniversário de Gal Costa, que se estivesse viva, completaria 78 anos nesta terça-feira (26), se tornou uma data para recordar os bons momentos vividos ao lado da grande voz da MPB, que morreu em novembro de 2022.
Nas redes sociais, artistas e fãs homenagearam a baiana com momentos vividos ao lado da intérprete de 'Baby', como Gilberto Gil, que resgatou um vídeo de uma das apresentações feitas ao lado da grande amiga na Espanha.
Leia também:
"Um registro íntimo e repleto de carinho da turnê Banda Larga Cordel em Zaragoza, Espanha, em 2008, nos faz reviver a conexão única entre Gil e @galcosta. Em tempos onde sua partida ainda ecoa em nossos corações, relembrar é também uma forma de abraçar. A voz e a essência de Gal permanecerão eternas. Saudades imensas, gaúcha!", escreveu a equipe do imortal.
Caetano Veloso escolheu um registro ao lado da eterna amiga na praia. No texto, o artista se declarou para Gal e relembrou o que fez o país e ele se encantar pela cantora.
"Gal era uma adolescente doce e tímida. Entendeu João Gilberto sozinha na rua Rio de São Pedro, na Graça. Veio a ser a mais bela descendente da Bossa Nova. Co-criadora da tropicália, subia o morro de areia de Ipanema com as roupas mais lindas imagináveis e uma cesta indígena que era presa na testa e caía nas costas. Sua emissão vocal encantou João e Jobim. Seu corpo já não está entre nós. O que ela nos deu de beleza não nos deixará."
No Instagram de Maria Bethânia, a homenagem foi feita com uma reunião dos Doces Bárbaros. "Doce Bárbara, Gal! Hoje Gal faria 78 anos! “Uma chuva de aplausos para a voz imortal de Gal”".
Regina Casé prestou uma homenagem a cantora escrevendo "Hoje é dia de celebrar a existência dessa mulher que nos deixou tantas maravilhas!!!. Mil vivas pra @galcosta!!!"
A cantora e atriz Emanuelle Araújo publicou uma imagem do disco da artista baiana chamado 'Gal Costa' e produzido em 1969. Na legenda, ela escreveu "26 de setembro é e sempre será dia de GAL COSTA"
Já Vander Lee, famoso por cantar MPB, falou da relação da música dele com Gal. A artista em um show cantou a canção "Onde Deus possa me ouvir".
"Viva Gal!! Hoje é aniversário dessa brilhante e maravilhosa artista! Foi ela quem primeiro lançou “Onde Deus possa me ouvir”, em 2002, antes mesmo de Vander Lee!", escreveu o artista.
Djavan publicou um vídeo cantando com gaúcha a música 'Acaí'. Na publicação feita nas redes sociais ele descreveu saudades. "Gal, saudades eternas", disse o artista. Assista abaixo o momento.
O filho de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, Pedro Baby falou que é difícil resumir a convivência com Gal. "Difícil resumir em palavras o que foi a experiência de conviver e aprender tanto com ela. Pra sempre o meu coração vai apertar no dia de hoje. Viva @galcosta ❤️"
Na sequência, Pepeu Gomes disse que teve sorte de ter conhecido Gal. "Sorte a nossa ter cruzando pelos cantos e caminhos de @galcosta! Gal é eterna. Viva, Gal!"
O perfil de Moraes Moreira, que se tornou póstumo, marcou o aniversário de gal destacando que a baiana foi uma das maiores cantoras do Brasil. "Hoje é dia de lembrar de umas das maiores vozes que o Brasil já ouviu! @galcosta é eterna ❤️ #EquipeMoraes"
Adriana Calcanhoto fez uma homenagem à Gal falando do jeito irreverente dela através de um longo texto e inúmeras fotos. Ela ainda disse que cantora foi inspiração para ela.
"Gal,hoje você nasceu. Você e eu librianas, tão parecidas em tantas coisas. Lembro tanto de você suspirando “ai, as librianas” e depois caindo na risada, quando nos reconhecíamos em algum comportamento comum, em alguma patetice típica dos nascidos e nascidas sob os domínios do “equilíbrio”. Hoje, não sei o que dizer. Temos ouvido você, cantado você, homenageado você, em diferentes apresentações e tributos, todos muito emocionantes e emocionados. Temos chorado um bocado e amado você muitíssimo. Suas gravações tocam em tudo quanto é canto, todo o canto tem você como mãe, meninas, meninos e menines estão levando seu legado adiante, com delicadeza e força. Hoje eu que não sabia o que seria do mundo ou de mim sem você, sigo sem saber. Sem palavras pra agradecer sua existência e sua arte. Descanse, dulcíssimo ser. Até qualquer hora dessas. (Fotos em preto e branco: @therezaeugenia)"
Além de Calcanhoto, Vanessa da Mata também prestou homenagem aos 78 anos de Gal. Ela compartilhou um momento em que cantou no programa 'Altas Horas', da TV Globo.
"Homenagem à eterna @galcosta que completaria hoje 78 anos 🌹 Salve Gal! Gal sempre foi uma referência de voz natural, voz de uma beleza sem tamanho. Feminina e forte como a mulher brasileira. Durante o intervalo do programa Altas Horas (2021), Vanessa aproveitou para testar o microfone cantando “Nada Mais (Lately)”, canção de #StevieWonder com versão de @ronaldubas18, que ficou eternizada na voz de @galcosta. Vídeo: @globoplay"
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!