"Tem cabaré essa noite?", a pergunta, que também é um verso da música de mesmo nome cantada pelo baiano Nivaldo Marques atualmente só tem uma resposta possível, a onomatopeia reproduzida por Nattan na faixa que se tornou um dos maiores sucessos de 2022: Ui, Ai.
É rápida, direta ao ponto e com certeza quer dizer sim, já que a música, um dos hinos do São João deste ano, virou sinônimo de curtição.
Leia também:
A voz por trás deste grande sucesso vem de Nazaré "das Farinhas", na Bahia, a aproximadamente 78 km de Salvador, e até pouco tempo, antes de ter a vida transformada pelo poder do "Cabaré" nas redes sociais e nas plataformas de streaming, precisou voltar às raízes e ao trabalho braçal pelo impacto da pandemia da Covid-19.
Em entrevista ao iBahia, Nivaldo Marques contou um pouco da história de vida e relembrou o momento que foi a virada de chave para se jogar de vez na música.
"Meu coroa é falecido hoje, mas eu andava muito com ele pelo interior e lá tinha muito torneio de bola. Todo lugar ele me levava, quando terminava o jogo ele gostava muito de samba e eu ficava vendo ele tocar o pandeiro. Eu achava interessante e quis aprender a tocar também. Onde a gente morava antes não tinha energia, era candeeiro, aí a gente fazia o samba e quando escurecia ia todo mundo embora".
"Eu trabalhava de lavrador e meus amigos diziam que eu era o dia todo cantando. Era trabalhando e cantando. Quando eu tinha 16 anos eu comprei um teclado, mas como lá não tinha energia eu ligava na bateria do carro, depois de 3 anos chegou a energia e eu digo que é coisa de Deus mesmo, porque eu não tive aula, eu ouvia a música no rádio e conseguia tocar no teclado certinho, sem ninguém precisar me ensinar. Eu cheguei a tocar em barzinho, mas era aquele negócio de fazer um aqui, depois de duas semanas fazer outro. Não era uma agenda para tocar direto".
Nivaldo Marques
Durante o bate-papo, o artista pediu um momento para agradecer a Pablo do Arrocha, um dos ídolos dele e o primeiro artista a dar uma oportunidade na música. E 2014, uma matéria feita pelo Domingo Show, da Record, fez com que o nome de Nivaldo furasse a bolha baiana.
"Os shows começaram a aumentar e fui fazer um em São Felipe, na Bahia, com um repertório todo de lambada. E, por sorte, o dono do som gravou o CD e botou na mídia. Quando eu fui descobrir, o CD já estava com mais de 20 mil visualizações em um canal de Alagoas".
O artista lembra que o primeiro show após a repercussão da matéria ultrapassou a capacidade do espaço, e foi de lá que surgiu o apelido "Rei do Lambadão", que foi adotado por ele na carreira.
"Meu primeiro show lotado, a casa tinha capacidade para 4 mil pessoas e, dentro da casa, tinham 4.500. Fora do espaço ainda tinha mais gente. Eu fiquei surpreso porque vendi o show por bem pouco, era o dinheiro de chegar em um bar e encher a cara de cachaça, porque eu não sabia a proporção que estava a música. Foi nesse dia que eu recebi o apelido de 'Rei da Lambadão'".
A hora do 'Cabaré'
O "Cabaré" chegou para Nivaldo em 2019, mas o sucesso só veio à tona 3 anos depois. O artista conta que descobriu o hit bebendo da "fonte", com Guto e Flavino Kadet, baiano responsável pela música "Arranhão", de Henrique e Juliano. A música é uma versão do cantor norte-americano Prince Royce, Te Robaré, uma bachata lançada em 2013.
"Em 2019 eu conheci a música por meus amigos Guto e Flavinho Kadet, era um arrocha e eu gravei no meu estilo da lambada. Só que eu gravei ela em um ano e a pandemia veio logo em seguida, aí parou tudo e eu tive que voltar para o meu interior [ele estava morando em Salvador antes da pandemia]".
Nesta época, o artista precisou retomar a rotina de trabalho braçal como lavrador para não ficar parado, já que os shows não podiam ser realizados durante o período crítico da Covid-19. "Voltei a trabalhar de lavrador, porque eu não podia ficar aqui parado, se fosse para isso eu voltava para a casa de minha coroa, que é aposentada e me dava comida de graça. Fiquei por lá trabalhando".
Em novembro de 2021, Nivaldo resolveu dar mais uma chance para a canção e desta vez a resposta foi positiva. A faixa caiu nas graças das redes sociais e nas mãos de alguns influenciadores digitais como Cristian Bell, GKay e Tirullipa, e virou trilha sonora de diversos virais. A canção ainda ganhou uma versão com Wallas Arrais
Os números não deixam Nivaldo, nem qualquer um que vá falar sobre o sucesso de "Tem Cabaré Essa Noite" mentir. Só no YouTube, em canais oficiais, juntando o perfil de Nivaldo e o de Nattan, onde foi liberada a nova versão da faixa, a música tem mais de 7 milhões visualizações.
No Spotify, a música tem mais de 3 milhões de streams e o artista atualmente conta com mais de 1 milhão de ouvintes mensais. Nivaldo também é destaque na plataforma Sua Música.
"Eu nunca imaginei isso, foi um negócio tão rápido que eu me pergunto 'Meu Deus, porque tudo isso para mim?', mas Deus é tão bom. Eu tenho 15 anos de estrada, de barzinho, e não é todo mundo que consegue suportar 15 anos de saldo negativo. Você investir e não ter dinheiro, faz um show e não recebe. Não te tratam bem. Quando estoura tem um outro respeito, mas quando você é pequeno, te tratam como um Zé Ninguém. Tudo isso aconteceu, mas eu sempre tive fé e hoje Deus está me honrando".
Bênção do Safadão
Além do meme, em 2022, o artista viveu um momento ainda mais especial, o de estar no palco com Wesley Safadão, que o convidou para se apresentar em um show realizado em Salvador e cantar a música dele.
"Vários artistas do Brasil todo entram em contato comigo para tentar fazer feat, e o nosso foco era tentar fazer com Safadão. Ele foi a primeira pessoa que me convidou para cantar minha música em um grande palco. Quando ele ouviu a música, ele me chamou no direct para bater um papo e rolou o encontro no palco. A ideia era gravar Cabaré com ele, só que não conseguimos gravar com Safadão porque ele teve o problema de saúde".
O forrozeiro, inclusive, está na lista de inspirações de Nivaldo. Durante a entrevista, o "Rei da Lambada" demonstrou a gratidão a Wesley e Pablo do Arrocha, os primeiros a voltarem os olhos para ele, e declarou ainda ser grande fã de Ivete Sangalo e Gusttavo Lima.
"Vou fazer uma canetada [música estourada] boa para gravar com eles. O mercado hoje é muito rápido, 'Tem Cabaré' estourou, mas não vai ser isso a vida toda. Ela vai ser história, e enquanto eu estiver na música, ela vai ter que estar no repertório. Mas farei outras canetadas também".
Nivaldo Marques x Nivaldo Marcelo
É esperado, ou pelo menos especulado, que toda fama e sucesso repentino transforme a pessoa, mas Nivaldo garante que apesar dos números estrondosos de "Tem Cabaré Essa Noite" e a alta procura pelos shows não tiraram a simplicidade.
O artista conta que devido à agenda lotada de shows e compromissos, ainda não conseguiu voltar à cidade natal e reencontrar os velhos amigos. Ao iBahia, o cantor revelou que já está há dois meses sem ver a "coroa" e ganhou a fama de metido de alguns familiares.
"Eu vivo o Nivaldo Marques, que é o dos shows e fora dos palcos eu sou o Nivaldo Marcelo. Eu já falei para o pessoal que quero que eles lembrem de mim como o Nivaldo que viveu lá. O Nivaldo Marcelo é o que gosta de estar em casa, de jogar bola com os amigos e tomar uma. Sei que o cuidado vai ser outro, mas quero que eles me olhem como o rapaz que fez barzinho e eles estavam presente. Estou há dois meses sem ver a minha coroa, até minha tia está me chamando de mentiroso. Toda semana em estúdio e fazendo show, uma correria".
É com foco na coroa que Nivaldo se dedica para cumprir os prazos e a extensa agenda de shows. "Meu sonho é dar uma casa para minha coroa, estou trabalhando para isso. Dar uma casa a ela".
Quanto às realizações profissionais, Nivaldo conta que tem alguns lugares que deseja percorrer, mas o artista afirma que estará onde for chamado. "Eu sonho em estar no Festival de Verão, sonho em estar nas melhores casas de São Paulo, mas a verdade é que eu quero mesmo rodar o Brasil todo. Nivaldo vai tocar onde o público quiser", conclui o artista.
Leia mais sobre Música em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!