O Festival de Música Instrumental da Bahia chega à sua vigésima primeira edição utilizando dois palcos pelo segundo ano consecutivo: um na já tradicional Sala Principal do Teatro Castro Alves e o outro no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, onde acontecerão apresentações e palestras sobre astronomia, a partir do dia 16, às 19 horas.
A grade de atrações no TCA começa no dia 9, quinta-feira, e vai até o dia 12. Na quinta, a grande expectativa é o mestre João Donato e sua “pororoca” sonora, que se apresenta pela primeira vez no Festival. A abertura será com o multi-instrumentista Hugo Sanbone, que dessa vez se apresenta com seu grupo; em seguida o maestro Zeca Freitas mostra o show “Percutindo”, diferente de tudo que ele já fez.
IFÁ Afrobeat se apresenta no Festival dia 12 (Foto: Divulgação) |
No dia 10, sexta, a noite terá o Jana Vasconcellos Sexteto, comandado pela premiada violonista; a Orquestra Brasileira São Salvador, sob a liderança do maestro Fred Dantas, e, encerrando a noite, o atual gênio da guitarra Diego Figueiredo, premiado em Montreux.
No sábado, 11, o público confere o suingue da Banda Soteropolijazz, os sons afro baianos do guitarrista baiano Raoní Maciel, e o Leo Gandelman Quinteto, com o show 'Velhas Ideias Novas', numa homenagem aos 100 anos do Samba. No domingo, 12, o encerramento do Festival será com o Santini & Trio, com sua música instrumental autoral. Além deles, o som inspirado na diversidade musical de matriz africana da IFÁ Afrobeat, e o duo Webster Santos e Tércio Guimarães também participam. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Também acontece no foyer do TCA, de 9 a 12 de junho, a tradicional exposição que mostra a trajetória do festival durante todas as edições anteriores, desde os anos 1980. Esse ano, o Festival homenageia o percussionista Bastola (in memorian) e o produtor musical Nestor Madrid.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade