Em uma cerimônia anterior à festa principal, que começou às 22h (de Brasília) desta quinta-feira, foram entregues os troféus do Grammy Latino para as categorias exclusivas da música brasileira. A dupla tocantinense Anavitória, que se apresentou, levou o prêmio de Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa, por "O tempo é agora"; Gilberto Gil e Mart'nália, que não foram a Las Vegas, receberam os troféus por Álbum de Música Popular Brasileira ("OK OK OK") e Álbum de Samba/Pagode ("Mart'nália canta Vinicius de Moraes"), respectivamente.
O grupo BaianaSystem faturou a categoria Rock ou Música Alternativa com "O futuro não demora", enquanto Tiago Iorc teve a sua "Desconstrução" considerada a Melhor Música em Língua Portuguesa do ano.
Na música sertaneja, Marília Mendonça levou o Grammy Latino por "Em todos os cantos", enquanto o veterano Hermeto Pascoal foi laureado por seu "Hermeto Pascoal e sua visão original do forró", na categoria Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
As estatuetas das categorias dedicadas à música brasileira foram entregues pelo cantor português José Cid, homenageado com um Grammy especial pelo conjunto da obra.
Nas categorias internacionais, Anita acabou derrotada por Bad Bunny pelo Álbum de Música Urbana. A cantora carioca concorria com "Kisses", mas o premiado foi o porto-riquenho, com seu "X100Pre". Criolo e Nego do Borel tinha sido indicados na categoria Videoclipe, com "Boca de lobo" e "Me solta", respectivamente, mas foram derrotados por Kany García y Residente, com "Banana papaya".
Outro brasileiro que saiu de mãos vazias foi André Marques, que perdeu para o veterano Chucho Valdés o prêmio de Álbum de Jazz Latino.
Veja os premiados nas categorias brasileiras:
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
"O tempo é agora", de Anavitória
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
"O futuro não demora", do BaianaSystem
Melhor Álbum de Samba/Pagode
"Mart'nália canta Vinicius de Moraes"
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
"OK OK OK", de Gilberto Gil
Melhor Álbum de Música Sertaneja
"Em todos os cantos", de Marília Mendonça
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
"Hermeto Pascoal e sua visão original do forró"
Melhor Canção em Língua Portuguesa
"Desconstrução", de Tiago Iorc
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!