|
---|
Dirigido por Travis Mathews, o longa norte-americano 'I Want Your Love' também está na programação do evento |
Longas inéditos, animação, mostra competitiva de curtas metragens, workshops, debates entre um leque de atividades para discutir por meio da arte e da cultura a diversidade sexual e de gênero. Esta é a VI Mostra Possíveis Sexualidades, que acontecerá de 24 a 29 de setembro, ocupando a Caixa Cultural, o Instituto Cervantes e o Circuito Sala de Arte – Cinema do Museu, em Salvador.
Veja também: Programação completa de filmes em Salvador O evento traz a exibição de 12 filmes inéditos na cidade, com destaque para os lançamentos nacionais: 'A Volta da Pauliceia Desvairada', 'Esse Amor que Nos Consome' e 'Kátia'. Entre as obras internacionais, destacam-se as estreias do documentário sobre James Dean, que remonta sua biografia e cogita sua homossexualidade, 'Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean'. Outro documentário que deverá chamar a atenção do público é 'I'm a divine', que conta a história do icônico drag queen norte-americano, 'Divine'. O evento é o maior Festival de Cinema e Diversidade Sexual do Norte-Nordeste e é financiado com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda, por meio do Edital Setorial de Audiovisual e patrocínio da Caixa Cultural.
|
---|
'Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas', da cineasta baiana Ceci Alves, também está na programação do evento |
A Mostra Possíveis Sexualidades selecionou 12 curtas metragens para a Etapa Competitiva do festival, de um universo de 100 filmes inscritos. A seleção foi feita pela curadoria formada por Rodrigo Barreto, professor e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Os filmes da competição serão exibidos de 25 a 27 de setembro, às 15h, na Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes). Para entrar, basta contribuir com um quilo de alimento não perecível. O Instituto Cervantes irá receber a Mostra Diva, que apresentará para os soteropolitanos 13 obras de animação, entre obras brasileiras e internacionais. De 24 a 29 de setembro, às 15h, gratuitamente.
O início e a finalização da Mostra Possíveis Sexualidades serão marcados pelo diálogo com as artes cênicas. O diretor teatral e pesquisador Djalma Thürler assinará o show de abertura do evento, no dia 24 de setembro, às 20h, na Caixa Econômica Cultural. A apresentação terá um formato de Music Hall, intitulado 'Buarqueando', num repertório que fará um passeio pela obra de Chico Buarque para o teatro. Thürler vai contar com um elenco formado pelas transformistas Marina Garlen, Rainha Loulou e Valerie O'hara, contando com a participação especial do ator Duda Woyda. O diretor teatral Gil Vicente Tavares vai assinar a leitura dramática do texto 'As Lágrimas Amargas de Petra von Kant', de Rainer Werner e reuniu um elenco de peso, formado por atrizes experientes como Cristiane Mendonça, Fafá Menezes e Cláudia de Moura, além de Camila Sarno, Lis Luciddi e Carlos Betão. O texto conta a história de uma estilista de alta costura, bem sucedida, que se vê derrotada pela paixão não correspondida uma jovem de classe social inferior. O público poderá conferir a leitura dramática no dia 28 de setembro, sábado, às 17h, na Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes).
Discussões pulsantes sobre a diversidade sexual e de gênero no Brasil acontecerão durante VI Mostra Possíveis Sexualidades. Palestras e círculos de conversa debaterão três assuntos na pauta do dia: as relações entre as religiões e a diversidade sexual, a cobertura da imprensa sobre o tema e como a internet impacta nas relações homoafetivas. O ciclo de palestras acontecerá de 25 a 27 de setembro, às 17h, na Caixa Cultural, com entrada franca e sem necessidade de inscrições prévias. Para encabeçar os debates foram convidados renomados pesquisadores e pesquisadoras, que irão trazer diferentes enfoques para as questões ligadas à diversidade de gênero e sexualidade, com linguagem acessível. Para tratar do tema das Religiões e diversidade sexual e de gênero, no dia 25 de setembro, os palestrantes são André Musskopf (Faculdade EST-RS) e Murilo Arruda (UFBA), com a mediação de Raquel Florence (UFBA/CUS). No dia 26 de setembro, a Cobertura da mídia e a diversidade sexual e de gênero serão o tema da mesa com Carlos Alberto de Carvalho (UFMG), Malu Fontes (UFBA) e mediação de Tess Chamusca (UFBA). Normas e subversões da sexualidade na internet é o tema que encerra o ciclo de debates, recebendo os palestrantes: Luiz Felipe Zago (UFRGS), Gilmaro Nogueira (UFBA/CUS) e a debatedora Simone Brandão Souza (UFBA/UFRB/CUS). A VI Possíveis Sexualidades vai garantir a realização de três workshops, com profissionais de destaque na cena audiovisual: René Guerra (Workshop de Direção), Newton Cannito (Workshop de Roteiro) e Rodrigo Barreto (Workshop de Análise de Videoclipe). As atividades formativas têm inscrição gratuita e até o dia 05 de setembro podem ser feitas pelo
site do evento.