Paixão pelo cinema |
---|
Petrus Pires reabriu a lendária produtora do pai, Iglu Fimes |
O diretor de fotografia Petrus Pires, herdeiro do pioneiro cineasta baiano Roberto Pires, está de volta a Salvador, após uma temporada fora do Brasil, em Angola e nos Estados Unidos. Petrus se considera “o escolhido” para preservar a memória e cuidar do acervo do pai - primeiro realizador de longa metragem na Bahia com Redenção (1959). Além de reabrir em 2006 a Iglu Filmes, antiga produtora de Roberto, Petrus concluiu a primeira etapa do projeto “Memória Roberto Pires”, que inclui a restauração do longa histórico Redenção, o lançamento do documentário “O Artesão dos Sonhos”, com direção de Petrus, e a publicação do livro “Roberto Pires”, de Aléxis Góis, que integra a coleção Gente da Bahia. “A minha ideia agora é dar seguimento a este projeto e concluir a segunda etapa, que deve começar em junho. Só estou aguardando a liberação da verba pelo governo do estado para restaurar e digitalizar o acervo de mais sete filmes, incluindo A Grande Feira (1961), Tocaia no Asfalto (1962) e Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia (1990)”.
Entre o jornalismo e a dança |
---|
Giovana Póvoas dirige o corpo de baile nos shows da mãe Daniela Mercury |
Giovana é jornalista, produtora e bailarina, casada com o percussionista Emerson Taquari, e ficou conhecida por se apresentar ao lado da mãe, Daniela Mercury, como integrante do corpo de baile da cantora. Atualmente, Póvoas, que se declara fã da coreógrafa Débora Colker, está morando em São Paulo. “Estou aqui fazendo o curso de interpretação no Instituto Stanislavsky, fazendo aulas de canto com a cantora baiana Andréia Costalima e fazendo o curso de teatro musical na Escola de Atores Wolf Maia”. A multifacetada artista está se preparando para começar a trabalhar com teatro musical, unindo dança, canto e teatro. “Não tenho como fugir, minha casa é o palco”, afirma Giovana. Sobre a carreira na dança - iniciada aos cinco anos no balé -, ela destaca a versatilidade como seu maior trunfo. “Passei por diversos estilos de dança como jazz, moderno, contemporâneo, afro, dança de rua e até sapateado. Na verdade, acho que minha grande especialidade em dança é justamente minha versatilidade”, resume.
Nova Bossa baiana |
---|
Gabriel Póvoas vai sair em turnê nacional para lançar o CD “Incompleto" |
Gabriel é um músico soteropolitano, irmão de Giovana Póvoas, filho da Rainha do Axé Daniela Mercury, casado com a cantora e sua parceira de palco Tais Nader. O rapaz que aos 14 anos se dedicava ao hipismo, trocou as rédeas dos cavalos pelas cordas do violão e nunca mais parou de tocar. Gabriel também acompanha Daniela nos shows e está lançando um disco solo de bossa nova, que já está disponível para audição na página oficial na internet. “Hoje estou num momento profissional muito especial! Estou com tudo engatado para lançar o show do meu disco intitulado “Incompleto", com uma banda de São Paulo. O show está todo ensaiado, estamos finalizando os últimos detalhes. E vou apresentar nacionalmente o trabalho este ano”, adianta. Sobre a relação com a mãe artista, Gabriel revela: “há uma maior melancolia no meu trabalho. Mas participo do trabalho dela em diversas músicas, vezes como compositor, como cantor, como produtor, como vocalista, como músico; e ela participa como compositora de uma música no meu disco e como intérprete de duas”.
Prodígio da guitarra |
---|
Eric Assmar foi indicado a "Músico do Ano" no troféu Bahia de Todos os Rocks |
Filho caçula do bluesman baiano Álvaro Assmar, Eric Assmar, 23, cresceu ouvindo os clássicos do rock e toca violão e guitarra desde os 10 anos. Aos 13, fez uma participação especial, com solo de slide guitar, na faixa “Welcome My Friend”, do álbum autoral do pai, “Special Moment”. “Eu frequentava os shows de meu pai (os que permitiam menores de idade no ambiente), via a guitarra em ação e o desejo por tornar-me guitarrista veio na carona”, conta Eric. Em 2010, Eric, que é considerado um prodígio pela crítica, foi indicado na categoria “Músico do Ano”, no prêmio Bahia de Todos os Rocks. O guitarrista integra a Cavern Beatles – banda cover dos ‘garotos de Liverpool’ -, e vem fazendo participações como convidado em diversos shows pela cidade e possui sua própria banda, a Eric Assmar Trio, onde apresenta músicas autorais, em meio aos clássicos do blues rock. “Vivo da música, me formei em Licenciatura em Música (UFBA), faço shows, dou aulas de guitarra e trabalho na pré-produção do primeiro álbum do Eric Assmar Trio ainda nesse semestre”.
Nova geração Chicleteira |
---|
Rafa e Pipo lançaram a Oito7Nove4 com o apoio do pai Bell Marques |
Em 2011, os músicos Rafa e Pipo, filhos do cantor Bell Marques (Chiclete com Banana), apresentaram sua banda de axé, estreando no palco do Festival de Verão de Salvador e caíram no gosto da moçada. De lá pra cá, os irmãos vêm realizando shows por todo o país. No palco, Rafa assume os vocais e Pipo as guitarras. A banda está focada em manter o contato com o público conquistado nos shows e no Carnaval. “Vamos criar laços, afinal eles são a parte mais importante de nossa carreira”, diz o cantor Rafa. Para os fãs do grupo, vêm novidades por aí: a
Oito7Nove4, em breve, deverá lançar o seu primeiro CD de carreira e, em 2012, desfilará novamente no Carnaval, no bloco Banana Coral."Convivemos com os prazeres e desprazeres de uma carreira de sucesso por conta de nosso pai, ja temos uma noção de com lidar com as pedras no caminho, tenho certeza que vai ser um desafio".