|
---|
Banda Aiyê, Beto Jamaica, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Lazinho, Barabadá e Vovô do Ilê |
Com a mistura peculiar do Ilê Aiyê, pretos e brancos, baianos e turistas compareceram a gravação do primeiro DVD do bloco Afro, na Concha Acústica do TCA, na tarde da última quinta-feira (31). Convidados como Daniela Mercury, Beto Jamaica, Carlinhos Brown, Barabadá, Lazinho e Margareth Menezes cantaram com a banda Aiyê. Além da presença surpresa do cantor Saulo Fernandes.
Veja também:Ilê Aiyê convida Luiz Melodia no último ensaio antes do Carnaval Homenageando Mãe Hilda Jitolu, Zumbi e os negros, os componentes do grupo demonstravam felicidade e muita satisfação em ver a Concha Acústica lotada. “Boa noite! Nós estamos muito felizes em ter vocês aqui. Vamos saudar os 40 anos do Ilê. Axé!”, disse um dos cantores da banda Aiyê. A Deusa do Ébano 2013 não poderia faltar a festa, e com todo luxo que uma rainha deve ter, Daiane dos Santos, moradora do bairro da Liberdade, subiu ao palco e sob muitos aplausos e gritos dançou 'Deusa do Ébano'.
|
---|
Carlinhos Brown e banda Aiyê durante gravação |
Convidados O primeiro convidado da noite foi Barabadá, fundador do bloco Muzenza que tem mais de 30 anos no Carnaval de Salvador. "Boa noite, Liberdade!", cumprimentou o público. Lazinho, que retornou a banda Olodum, foi o segundo participante da noite, e cantando 'A Bola da Vez' fez o público dançar. "Que bom participar deste momento. A bênção Ilê Aiyê", com estas palavras Margareth Menezes expressou seu carinho pelo público e declarou o seu amor cantando 'Te Amo Ilê'. 'Crença e Fé' foi a canção interpretada por Beto Jamaica. Composta pelo vocalista da banda É o Tchan em parceria com Ademário. "Cadê a minha negrada?", disse o artista ao entrar no palco. Descalça Daniela Mercury inicia sua participação, e como já havia sido anunciado cantou 'Ilê!Perola Negra'. Dançando e cantando nas pontas dos pés, a rainha da axé music saudou. "Salve o Ilê. Salve o nosso povo negro", finalizou Daniela. Chamado pelo público, Carlinhos Brown realiza sua apresentação com a canção 'Charles Ilê', composição do cacique em homenagem ao bloco. "Esses 40 anos do Ilê tem uma expressão em todos nós, na minha alma e nos povos do mundo. Hoje, eu sou esse homem e muito devo ao Ilê Aiyê. Muito obrigado!", agradeceu Brown.
|
---|
Saulo Fernandes durante apresentação com a banda Aiyê |
Participação SurpresaCom a presença de todos os participantes no palco, o público começou a entender que a gravação estava chegando ao fim, grandes sucessos como 'Depois que o Ilê Passar', 'Adeus, bye, bye', 'Alfabeto do Negão','O Mais Belo dos Belos' e 'A Força do Ilê' fizeram parte deste momento. Pedindo "bis", palmas e muitos gritos, o público queria que a banda voltasse ao palco, e assim foi feito. O grupo retornou e anunciou uma novidade. "Temos uma surpresa maravilhosa para vocês. Adivinhem quem apareceu aqui? Não sabíamos que ele viria. E com vocês Saulo Fernandes”, disse um dos integrantes da banda Aiyê. Cantando 'Adeus, bye, bye', Saulo foi ovacionado pela plateia. "O branco mais negro", declarou o cantor do bloco afro sobre o vocalista do EVA.