Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
Empresário de sucesso

Ivete, Daniela Mercury e Eva; conheça carreira de Jorge Sampaio no axé

Ex-técnico do Vitória foi um dos responsáveis pelo sucesso do gênero na década de 1990

Lucas Mascarenhas • 13/12/2023 às 10:21 • Atualizada em 10/01/2024 às 15:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Conhecido no meio esportivo por ter retirado o Vitória da série C e ter guiado o time para a série A, Jorge Sampaio também foi responsável por ditar os rumos do Axé Music na década de 1990.


				
					Ivete, Daniela Mercury e Eva; conheça carreira de Jorge Sampaio no axé
Jorge Sampaio criou produtora de axé e geriu grandes nomes da música. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Também produtor cultural, Jorginho, como é conhecido pelo público, morreu na madrugada desta quarta-feira (12). Ele tinha problemas de saúde e já havia sofrido cinco infartos.

Leia mais:

A história de Jorginho com o axé e o trabalho como produtor cultural começou em 1977, quando junto com outros 10 amigos do Colégio Marista, em Salvador, ele criou um grêmio para festejar e tocar músicas de ijexá e frevo.

O grêmio se reunia em um sítio localizado na Estrada Velha do Aeroporto e posteriormente foi chamado de EVA, abreviação do local onde sempre estavam tocando música.

Em 1980 o grêmio se transformou em Bloco de Carnaval e em junho daquele ano foi feita a primeira apresentação nesse formato. Em 1992 o bloco se tornou uma banda e Ivete Sangalo foi escolhida para liderá-la nos vocais e o resto é história.

O primeiro disco dela à frente da banda EVA foi lançado no final de 1993, pela Sony Music e foi totalmente produzido por Jorge Sampaio, juntamente com Jorge Cunha, parceiro na sociedade.


				
					Ivete, Daniela Mercury e Eva; conheça carreira de Jorge Sampaio no axé
Ivete Sangalo cantando no "Planeta Xuxa" à frente da banda EVA. Foto: Reprodução/Viva

Ouvido afiado no axé

Além de Ivete Sangalo no EVA, Jorge Sampaio também geriu outros grandes nomes do axé no auge do ritmo na década de 1990, mesma época em que fundou a empresa "Perto da Selva".

Foi por meio da produtora que o primeiro disco ao vivo do Ara Ketu foi lançado, em 1998, com Tatau nos vocais. O trabalho emplacou a faixa "Mal-acostumada" como grande hit e uma das músicas de maior sucesso do movimento baiano.

Antes disso, Jorge também empresariou Daniela Mercury, a convite da própria cantora quando ela ainda era membro do grupo "Companhia Clic".


				
					Ivete, Daniela Mercury e Eva; conheça carreira de Jorge Sampaio no axé
Daniela Mercury convidou pessoalmente Jorge Sampaio para cuidar da carreira dela. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Juntos eles traçaram estratégias e a artista também foi produzida pela empresa Perto da Selva. O produtor cultural chegou a trabalhar no disco "O Canto da Cidade", onde é creditado como coordenador geral, de acordo com os créditos oficiais.

Além dos citados na matéria, Jorge Sampaio trabalhou em discos como no homônimo "Daniela Mercury", "Flores (Sonho Épico) e "Para Abalar" da EVA, além de "Bom Demais", "Dividindo Alegria" e "Pra Lá De Bom" do Ara Ketu.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música