O show da "SUPERTURNÊ" de Jão e o clássico Ba-Vi virou pauta nesta terça-feira (2), após um impasse sobre a utilização da Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Acontece que, a apresentação do artista estava marcada para o sábado (6), e a final do Campeonato Baiano, para o domingo (7), menos de 24 horas entre os eventos.
Com isso, fãs e torcedores dos times baianos questionam qual será a decisão: terá show ou jogo? ou os dois? Até o momento a publicação desta reportagem, ambos estavam mantidos. O iBahia entrou em contato com a assessoria da Arena Fonte Nova e no fim da noite de terça, eles e o artista anunciaram o adiamento do show para o dia 24 de agosto.
Leia também:
O Portal também conversou com o público atingido. Enquanto fãs de Jão lamentam a situação, justificando que o show já estava marcado desde o segundo semestre de 2023, alguns torcedores do Bahia defendem a importância do clássico, enquanto outros, estão divididos.
O que pensam fãs e torcedores sobre impasse na Fonte Nova
O preparador físico, Vinicius Neves, de 31 anos, acredita que os pontos que deveriam ser considerados é justamente a questão do calendário. Ele questiona qual evento foi efetivado primeiro.
"Se foi o show, porque a Federação Baiana não levou em consideração uma possível final de Campeonato, onde o Bahia é sempre postulado ao título?", questionou.
Afirma ainda ser uma "grande irresponsabilidade" de ambas as partes, que afetam diretamente milhares de pessoas.
"Vejo isso como uma grande irresponsabilidade e falta de conhecimento e profissionalismo de ambas as partes, por não buscarem todas as alternativas necessárias para que ambos os eventos sejam entregues de forma íntegra para quem irá acompanhar".
A questão do estado em que o gramado pode ficar e a importância do jogo é também levantada por Tauan Sena, mas que reconhece a relevância do show para os fãs e para o Estado.
"Por mais que [eu] seja Bahia doente, se o show tava marcado com antecedência, deveria acontecer. Agora por outro lado, se o jogo foi agendado pro dia subsequente, ter um show no dia anterior, "machucaria" o gramado prejudicando o jogo. Porque o show é muito vantajoso pro Estado né, principalmente pra Fonte Nova. Mas o Ba-Vi também É MUITO importante pro Estado. Eu fico de fato em cima do muro, creio que os dois lados estão certos", disse ao Portal.
Já o torcedor do Vitória, Leonardo Estrela, acredita que caso seja necessário decidir entre um evento e outro, deve ser levado em consideração a antecedência em que a apresentação de Jão foi marcada.
"Sem querer ser clubista, acredito que o show de Jão tem preferência, pois foi um show que já foi marcado tem 1 ano e fora que muita gente de fora comprou ingressos, pagou hospedagem e entre outros. Acredito que muitas pessoas vão sair no prejuízo. Devia ser levado em consideração a antecedência da marcação do show", destacou.
Por outro lado, o torcedor do Bahia, o estudante Lucas Prado, de 20 anos, rebate que o maior "clássico do estado e do país" não pode ser prejudicado pelo show de Jão.
"Infelizmente não é a primeira vez que acontece esse tipo de situação com a Arena, acho um absurdo prejudicar o maior clássico do estado e um dos maiores do país por um simples show. O Ba-Vi, mesmo com torcida única, sempre deveria ser prioridade, ainda mais se tratando de um artista que nem é tão conhecido aqui na região", afirmou ao Portal.
Fãs de Jão e torcedoras do Bahia
Já a torcedora do Bahia e fã de Jão, Melissa Viana, de 20 anos, contou que comprou os ingressos há oito meses e se sente dividida com a situação. Ela explica que entende a importância do Ba-Vi, mesmo com uma possível frustração caso o show não ocorra.
"Então, nessa situação eu fico completamente dividida. Porque por mais que eu esteja há muito tempo esperando o show e seja fã do Jão, também sou torcedora do Bahia, frequento assiduamente os jogos e entendendo a importância do Campeonato pro clube. Entendo também a frustração de ambos os lados, é uma situação chata pra todo mundo. De toda forma, o Bahia tem contrato de exclusividade com a Arena e querendo ou não fazer o show ali traria diversos malefícios. É muito difícil pra mim estabelecer uma prioridade nesse caso, mas eu esperaria mais algumas semanas para o show, afinal o jogo também é importante pra mim", analisou.
A fã Pietra Mattos, que também é torcedora do Bahia, desabafou sobre a briga entre os fãs e torcedores dos times nas redes sociais, e acredita em dois cenários para que o show aconteça.
"Eu enxergo duas possibilidades: ou o show vai alterar a data ou vai mudar do campo para o estacionamento", disse. No entanto, salienta que que caso isso aconteça, fugirá do conceito inicial do show, por conta da grande estrutura do palco.
"Conhecendo Jão, como artista, acho que ele não aceitaria fazer. E, alterar a data, também pode influenciar de uma forma negativa porque os shows são muito espaçados, porque existe toda uma estratégia e uma mecânica de transporte de uma cidade para outra", finalizou.
Lara Letícia e Nathália Amorim
Lara Letícia e Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!