Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
'Traumas'

Justiça aponta plágio em música de Roberto Carlos, diz colunista

De acordo com o colunista, afirmação foi feita pelo perito Cesar Peduti Filho em um processo aberto pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes

Redação iBahia • 11/05/2023 às 14:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Justiça aponta plágio em música de Roberto Carlos, diz colunista
Foto: Divulgação

Um laudo pericial apontou que a canção "Traumas", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, lançada em 1971, é um plágio de uma música chamada "Aquele Amor Tão Grande", criada por uma professora meses antes. As informações são de Rogério Gentile, colunista do Uol.

Segundo ele, a afirmação foi feita pelo perito Cesar Peduti Filho em um processo aberto pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes. A autora afirmou à Justiça que registrou a música em 3 de fevereiro de 1971 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o processo, dois dias depois ela levou uma fita com a canção e a partitura para um show de Roberto Carlos em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, na esperança de mostrar a obra ao cantor.

Leia mais:

O material foi deixado com um músico da banda de Roberto Carlos. A professora conta que em julho do mesmo ano soube de uma nova música lançada por Roberto, com coautoria de Erasmo Carlos. Ela então percebeu que tinha semelhanças com a obra que escreveu.

De acordo com o perito, as canções têm, de fato, "trechos idênticos", ainda que existam "pequenas alterações" rítmicas e de tonalidade. Segundo o colunista, o perito afirmou que "comparados os compassos de ambas as canções, a ideia central da música 'Aquele Amor Tão Grande' é tocada como refrão da música 'Traumas'".

Conforme o colunista, a defesa de Roberto Carlos declarou ainda que, ao longo de sua trajetória, o cantor lançou dezenas de jovens compositores desconhecidos, gravando suas músicas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música