Após a divulgação da grade do Festival Virada Salvador 2023/2024, na manhã desta quinta (21), a cantora Majur publicou um vídeo nas redes sociais com críticas às atrações escolhidas para o evento, promovido pela prefeitura de Salvador. A artista lamentou não ter sido chamada para fazer parte da programação e cobrou maior presença de artistas locais.
"Até quando vão invisibilizar artistas locais que fazem parte da cultura histórica de Salvador? Inclusive, eu que estou falando aqui sou uma cantora nova, mas existem vários cantores locais que já fizeram parte da historia e da nossa cultura, e que hoje são esquecidos como se a carreira tivesse acabado. Música é algo que fica para sempre. Música é cultura de um povo, não de uma pessoa só", disse.
Leia também:
Veja:
Ainda durante o vídeo, Majur lembrou que, mesmo já tendo feito parte da grade de festivais de grande porte fora da Bahia, não recebe o reconhecimento que julga adequado em sua terra natal.
"Dessa vez eu quis falar porque todos os anos eu espero, seja o Carnaval ou a Virada, ou outros eventos de Salvador que eu não sou chamada. (...) Não falo só porque sou uma mulher trans, eu não estou na música porque sou uma mulher trans. Eu estou na música porque sou uma cantora, e é por isso que eu estou lá. Mas o reconhecimento da minha cidade é algo que custa demais. Se o intuito dos eventos da cidade de Salvador, seja do governo ou da prefeitura, é para fomento da cultura local, contratem artistas locais. Valorizem os artistas que estão fazendo música para fora, para todos os outros festivais e lugares, mas não são convidados para sua própria cidade", queixou-se.
Além do vídeo, Majur ainda repetiu o questionamento por meio do seu perfil no Twitter/X. "E aí, prefeitura de Salvador, também estarei na line da Virada?", escreveu.
Eai Prefeitura de Salvador, também estarei na Line da Virada? ❤️
— Majur (@Majur) September 21, 2023
Sou uma das artistas soteropolitana, Baiana, que representa no Brasil a nossa música, da cidade Salvador.
Alem de representar na música o público LGBT+ com discurso de gênero e auto amor.
A grade do Festival Virada Salvador foi divulgada na manhã desta quinta pela prefeitura, com artistas como Anitta, Nattan, BaianaSystem, Wesley Safadão e a atração internacional Rema.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!