Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Malê Debalê, Durval e Bell encerram Festival da Cidade

Série de três shows teve mais de cinco horas de duração

• 31/03/2014 às 1:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 16:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cerca de 50 mil pessoas lotaram a Praça Cayru
Uma noite de celebração, reverência à cultura negra como mecanismo de autoafirmação. Para a Banda Malê Debalê, que abriu a série de três shows na Praça Cayru no fim de tarde deste domingo (30), a comemoração foi realizada em dose dupla: além de celebrar o aniversário de 465 anos de Salvador, o Bloco lembrou seus 35 anos de formação. Segundo estimativas da Polícia Militar, o evento reuniu 50 mil pessoas. "Esse ano o Malê comemora 35 anos, acho que é um grande presente para a gente e para a cidade estarmos neste palco. Desejamos muita paz, uma cidade bem governada para que possamos viver de forma justa e igualitária", declarou Jedjane Mirte, rainha eleita na festa de aniversário do bloco, ocorrida no mês de janeiro. Apesar de todos os problemas enfrentados pela população, ela acredita que Salvador tem muito a comemorar: "O nosso povo é o nosso maior orgulho. Essa sensibilidade, essa alegria. E diante de tudo não adianta a gente ficar pontuando as coisas negativas, prefiro ressaltar as positivas e fazer com que esse positivo alcance suas melhoras na educação, em vários espaços da sociedade".
Malê Dabalê homenageou Salvador, Dorival Caymmi e a si próprio
Para a apresentação, os artistas prepararam repertório, coreografia e figurino especialmente para ocasião. Segundo Jane Sales, bailarina e coreógrafa da banda, cada elemento do show é carregado de significado: "Como Salvador é a cidade com maior índice de população negra, queremos mostrar que o negro tem valor, que o negro tem poder. Que se a gente se unir, contra o preconceito, a intolerância religiosa, vamos viver em uma comunidade bem melhor". Veja fotos do último dia de festa do aniversário de Salvador Como não poderia deixar de ser, o bloco sediado em Itapuã homenageou o centenário do cantor e compositor Dorival Caymmi (1914-2008), que eternizou o nome do bairro em suas letras. Abrindo o repertório, cantaram 'São Salvador', em um som mais ritmado pela batida afro.
Durval Lelys trouxe sucessos do Asa de Águia
Revivendo sucessos - Durval Lelys continuará à frente da banda Asa de Águia, garantiu o próprio cantor ao ser interrogado pelos jornalistas. "Não posso sair de uma coisa que é minha", brincou, afirmando que o grupo tirou "férias prolongadas", mas deve voltar com tudo após a Semana Santa. Com mais de 30 anos de carreira, o artista ficou encarregado de comandar o segundo show da noite, penúltimo do Festival da Cidade. Mesmo alegando estar de férias, Durval disse que fez questão de comparecer o evento. "Só vim para o aniversário da cidade porque não podia perder esse momento histórico. Estarmos na festa do aniversário de Salvador é um estímulo para melhorar essa cidade que nos deu tantas coisas boas e que vai continuar a nos dar ainda mais", acredita. No repertório da apresentação, clássicos do Asa de Águia fizeram os fãs relembrar a longa trajetória da banda. Entre os hits escolhidos, estão 'Dança do Vampiro', 'Porto Seguro', 'Dança da Manivela' e 'Com Amor'. 'Raiz de Todo Bem', de Saulo, e 'Lepo Lepo', do Pisirico, também ganharam versões.
Bell Marques mesclou repertório do Chiclete com músicas novas
O presente e o passado - O presente e o passado - Bell Marques exibia um aspecto cansado ao subir ao palco. Recém-saído do Chiclete com Banana, banda que liderou por mais de 30 anos, o cantor não teve descanso após o show que realizou em Fortaleza na madrugada deste domingo. Além de interpretar suas próprias versões para 'Lepo Lepo' e 'Molinho', Bell trouxe antigos sucessos que marcaram a carreira do Chiclete, como 'Diga de Valeu', 'Vambora Amar' e 'Se Não Puder Voar'. Novas apostas, como 'Amor Bacana' e 'Vumbora', também não ficaram de fora. Assim como Durval Lelys, Bell também não deixou de comparecer à festa, apesar de toda a correria. "Estou muito feliz por fazer parte dessa festa, neste momento especial para mim, para a cidade de Salvador e para o povo soteropolitano. A iniciativa é excelente, Salvador merece e precisava de um evento como esse. Espero que todos curtam", declarou o cantor, que chegou ao local do evento acompanhado pelos filhos Rafa e Pipo, e pela esposa, Ana Marques. Bell mostrou-se realizado e grato pelo momento: "Estou muito contente e espero que tudo dê certo. Quero ainda agradecer ao convite e dizer que estou aqui para presentear Salvador mais uma vez essa cidade com a minha voz, com o meu canto, com minha música e é essa forma que a gente tem de acariciar o carinho de todo o povo baiano". *Com supervisão e orientação de Márcia Luz.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música