O rapper “Afro Jhow” – filho da famosa cabeleireira Negra Jô e que já passou por bandas como Olodum e Afoxés Filhos de Gandhy – é um dos destaques do Festival de Arte de Rua que acontece durante toda esta sexta-feira (28/08) no Largo Tereza Batista (Pelourinho).O MC baiano se apresenta às 13h30, horário em que estarão presentes o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira; Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e a diretora da Diretoria de Museus (Dimus), Ana Liberato.
O Festival de Arte de Rua vai reunir – gratuitamente - das 10 às 16h, oficinas de grafite, teatro, cordel, muralismo, circo; apresentações de teatro, música, stand up comedy, dança e outras expressões de arte de rua. O evento é uma realização da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e faz parte das ações de dinamização dos espaços culturais e públicos da cidade e compõe a campanha #MusEuCurtoArtedeRua."A arte produzida nas ruas é um bem cultural contemporâneo dos centros urbanos, que merece ser respeitado e difundido.", declarou João Carlos de Oliveira, diretor geral do IPAC
De acordo com ele, a arte de rua também é patrimônio cultural e, por isso, é fundamental entender a importância intangível das expressões urbanas na contemporaneidade. “Este festival é uma excelente oportunidade para troca de informações e conceitos de arte e bem cultural, para novos experimentos artísticos, mas sempre respeitando o patrimônio que já é nosso e que temos responsabilidade e devemos cuidar. Só protege quem valoriza, e só valoriza quem conhece. Por isso, imprescindível a troca de conhecimentos entre tantos agentes e segmentos", completou.Programação do eventoNa abertura do festival, às 10h, acontece a apresentação de Portela Açúcar; seguido por Daniele Campos às 10h45h; Ramires Machado às 11h; mesa redonda “Mulher no grafite” às 11h20; e Mc Junior (estudante do colégio Azevedo Fernandes) às 12h. No período da tarde as atrações prosseguem com Sarau do Guetho às 12h25; Passos Crew às 12h40. Stand Up Comedy com Mateus Buente às 13h; Afro Jhow às 13h35; Indemar Nascimento às 14h10; Grupo de Dança da FUNCEB às 14h30; Grupo de Resistência Poética às 14h45; Everton Wellace às 15h e, fechando o festival, a Banda Lição Final às 15h15. Intercalada com a programação cultural acontecerão diversas ações educativas. A Oficina de Muralismo é a primeira atividade e se inicia às 10h. Em seguida acontece a Oficina de Cordel às 13h; a Oficina de Grafite às 13h30; Oficina de Stencil às 14h e a Oficina de Teatro às 15h.O Festival de Arte de Rua é uma realização da Diretoria de Museus (DIMUS), órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e conta com a parceria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) - também é vinculados à SecultBA.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade