Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Nação Zumbi celebra 30 anos do manguebeat com show em Salvador neste sábado (15)

Banda se apresenta com o espetáculo "Manguefonia" na Concha Acústica do Teatro Castro Alves a partir das 18hrs

Lucas Sales • 15/10/2022 às 11:01 • Atualizada em 17/10/2022 às 16:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Nação Zumbi celebra 30 anos do manguebeat com show em Salvador neste sábado (15)

Uma das principais referências do ritmo manguebeat no Brasil, o grupo Nação Zumbi volta a Salvador para manter acesa a tradição da manifestação cultural que nasceu em Pernambuco há 30 anos. A banda se apresenta na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) na noite deste sábado (15). Ainda há ingressos disponíveis no site.

Com o intuito de comemorar a longevidade e celebrar a existência da atitude que ousou mudar os rumos das culturas nordestinas, foi formado o conceito da 'MangueFonia', uma junção de vários expoentes da cena Mangue, idealizado e capitaneado pelos agentes da Afrociberdelia Jorge Du Peixe e Dengue (ambos integrantes originais da Nação Zumbi).

Em entrevista exclusiva ao iBahia, o grupo destacou que o show na capital baiana será uma verdadeira celebração. “Voltar para Salvador para nós nessa fase da manguefonia é muito gratificante é muito massa, porque é um lugar que a gente sempre curtiu para caramba um lugar que tem um ecletismo cultural muito forte e muito grande. É um lugar que a gente tem o maior respeito de consideração, é um lugar que a gente tá querendo sempre tocar. Vai ser muito especial, a expectativa é muito grande para nós”, contou Cannibal, um dos vocalistas do grupo.

Leia mais:

Para o show, o grupo contará com a seguinte formação: Dengue no baixo, Toca Ogan, Marcos Matias e Da Lua nas percussões e tambores, Neilton (Devotos) na guitarra e Vicente Machado (Banda Mombojó) na bateria. Nos vocais, Jorge do Peixe (Nação Zumbi), Siba Veloso (Mestre Ambrosio), Fred 04 (Munbo Livre), Fábio Trummer (Eddie), Cannibal (Devotos) e Louise terão a missão de executar os clássicos que marcaram a história dos fãs e também de apresentar novas canções ao público baiano.


				
					Nação Zumbi celebra 30 anos do manguebeat com show em Salvador neste sábado (15)

Renovação do Manguebeat

Assim como os movimentos da Axé Music, a Tropicália e até mesmo a música POP, o Manguebeat está sempre em renovação. Para Cannibal, esse é o principal fator para que o ritmo se mantenha vivo mesmo após tanto tempo.

"O movimento Mangue fez o Brasil olhar para suas raízes, né? A gente fala do movimento com ênfase em Pernambuco, mas quando o movimento manga estourou as regiões começaram a olhar para si própria, as suas raízes e essa riqueza nunca vai acabar".

"O ritmo está sempre se renovando, em movimento. Com ou sem o nome manguebeat. Pernambuco é um estado muito rico culturalmente falando e a gente a gente saca a importância do movimento Mangue até hoje. Não só pela música, mas por todas as artes em volta do movimento como teatro, a dança, a moda e as artes plásticas".

Veja outros trechos da entrevista abaixo:

iB: Quais as surpresas vocês guardam para o evento? Pode adiantar algo?
Cannibal:
"Ver o que vai acontecer em cima do palco já é uma grande surpresa. A gente sempre está inventando, temos essa liberdade dentro da Manguefonia, sempre criando, improvisando e surpreendendo até a gente mesmo. Isso incentiva a gente, nos arrepia, a galera vai pirar".

iB: Existe alguma história curiosa do grupo em Salvador? Qual a relação de vocês com a Bahia?
Cannibal: "História curiosa não sei, mas tem aquela saudade, né? De ter tocado no circo Picolino com Devotos, dividímos com Dois sapos e Meio, Dead Billy, Inkoma que na época tinha Pitty nos vocais, tinha mais bandas […] Foi muito massa, me lembro muito bem desse show foi muito arretado. Um dos maiores shows que a gente fez".

"Teve uma vez também que fomos para Salvador, mas o evento não rolou, era um show do Devotos. Não sei se não venderam os ingressos, até hoje não sabemos o que aconteceu. Só sei que do hotel retornamos para Recife".

Leia mais sobre Agenda Cultural no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música