|
---|
Maestro Ricardo Castro também assinará direção artística da produção |
A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, maior formação do Neojibá, gravará seu 1º CD e DVD comerciais nos dias 8, 9 e 10 de abril (segunda, terça e quarta), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). O maestro Ricardo Castro atuará na gravação como diretor artístico, regente e solista. A sessão do dia 10 será gravada ao vivo para um público de convidados.
Veja também: Artistas protestam contra Marco Feliciano no Prêmio Braskem de Teatro 2012 De acordo com os organizadores, o repertório do DVD será divido em três blocos. O primeiro dedicado ao repertório sinfônico tradicional com obras de Tchaikovsky e Rachmaninoff, o segundo com a participação de convidados especiais e o terceiro com obras do baiano Wellington Gomes e do popular Zequinha de Abreu. O cenário promete ser inovador terá projeções criadas pelo VJ Gabiru. Está sendo preparando um cenário que proporcione ao público uma experiência de imersão (som + imagem) feita a partir do diálogo da música clássica com as novas tecnologias. Será uma conversa entre a Bahia e o mundo, que tenha as características dos jovens que estarão presentes no palco.
"Será um marco importante no caminho em busca da excelência" (Ricardo Castro) |
Para a gravação, serão utilizadas nove câmeras comandadas pelo diretor de imagem e áudio Henrique Passini, referência gravação em vídeo de orquestras nacionais. A produção conta ainda com a coordenação musical do técnico alemão Uli Schneider, que trabalhou no selo Sony Classical e assinou gravações diversas da OSESP.
O primeiro DVD da Orquestra foi gravado ao vivo em 2010 no 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão e mesmo não tendo sido distribuído comercialmente já totalizou mais de 500 mil visualizações no Canal do Neojibá no YouTube. O projeto conta com o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Tim, através do programa Fazcultura.
Participações EspeciaisMarcando a parceria entre a Orquestra e um dos grandes nomes da música brasileira, a suíte Rio Negro do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano - chegou à capital baiana com duas semanas de antecedência - foi arranjada especialmente para a Orquestra Juvenil da Bahia e será gravada pela 1ª vez. Já a Orkestra Rumpilezz, comandada pelo maestro Letieres Leite, foi convidada para participar da execução do famoso Bolero de Ravel. "É uma honra participar deste momento do Neojibá, principalmente por se tratar de um programa que realiza diversos desejos e sonhos da trajetória do músico que sou. Sinto-me feliz musical e socialmente ao ver o desenvolvimento de um programa que tem a arte de compartilhar o ensino da música e proporcionar acesso a instrumentos e oportunidades", declara Letieres Leite.
|
---|
Maestro Yuri Azevedo |
O jovem maestro Yuri Azevedo, vencedor do prêmio Eleazar de Carvalho em 2012, assumirá outro grande momento da gravação com a regência do Concerto nº 2 para piano e orquestra em Dó menor, Op.18, do Sergei Rachmaninoff, tendo Ricardo Castro como solista. A inclusão da peça no repertório do DVD é uma homenagem ao 140° aniversário do compositor e pianista russo, que também completou 70 anos de morte no último dia 28 de março. O violinista alemão Markus Däunert, spalla fundador da Mahler Chamber Orquestra, será o líder no Adagio para cordas de Samuel Barber. Ele foi selecionado por Claudio Abbado para ensinar aos jovens do 'El Sistema' na Venezuela e tem colaborado com o Neojibá desde 2010 dando aulas e participando de concertos com os músicos do programa.