|
---|
Paul McCartney em São Paulo com o seu inseparável baixo Hofner |
Se existe um ícone pop que se confunde com a própria história da música mundial e é uma referência para gerações é o Sir James Paul McCartney, que completa 70 anos nesta segunda-feira (18). Como todos sabem, McCartney alcançou fama internacional como o baixista canhoto e compositor do The Beatles, ao lado de John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Lennon e McCartney foram uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias musicais de todos os tempos, escrevendo as músicas mais populares da história do rock como 'Yesterday', 'Eleanor Rigby' e 'Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band', entre tantas e tantas outras clássicas. Em carreira solo, e ao lado dos Wings, Paul também emplacou hits radiofônicos como 'Band on The Run' e 'Jet', que ele tocou nos últimos shows que fez no Brasil em 2012.
E para celebrar esta data especial o iBahia escolheu 10 músicas marcantes de Macca. Confira o Top 10 - Paul 70 anos: 'Yesterday' - a canção gravada pelo grupo pelo The Beatles e lançada em 1965, no álbum Help!, é uma das músicas mais gravadas da história. Embora a composição seja creditada a Lennon/McCartney, foi composta unicamente por Paul McCartney, segundo ele, "após ter tido um sonho".
'Helter Skelter' - famoso - e criticado por parceiros como John Lennon - por compôr muitas baladas de amor, Paul fez a pesada 'Helter Skelter', creditada à dupla Lennon-McCartney, nos Beatles. A faixa foi lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968, e é considerada por muitos como a primeira música de Hard rock/Heavy metal da história.
'Band on The Run' - a faixa-título integra do álbum dos Wings, banda de rock formada pelo ex-beatle, e foi lançada em 1973. O terceiro álbum dos Wings, tornou-se o maior sucesso comercial da banda e o mais celebrado trabalho de Pauldesde a separação dos Beatles. Foi o álbum mais vendido de 1974 em países como Reino Unido e Austrália. Foi também o último disco de McCartney lançado pela gravadora Apple.
'Jet' - a música dos Wings integra o álbum Band on the Run e atingiu a posição #7 nas paradas Britânicas e Americanas, em 30 de março de 1974. Junto com 'Helen Wheels' e 'Junior's Farm', é outra canção de McCartney, onde sua principal inspiração para compor a música surgiu no cotidiano. 'Jet' foi gravada no EMI Studios em Londres, após o regresso do grupo (de acordo com o engenheiro Geoff Emerick, em seu livro 'Here There and Everywhere.')
'Hey Jude' - é uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção (mais de sete minutos, o que era muito incomum na época), foi o single mais vendido dos Beatles. Foi eleita pela revista Rolling Stone a 8ª maior música de todos os tempos.
'Blackbird' - canção gravada em 1968, no álbum The Beatles (ou Álbum Branco). McCartney revelou que o acompanhamento do violão foi inspirado em 'Bourée em mi menor' de Bach. A música de Bach era originalmente para violão clássico, instrumento que Paul e George Harrison tentaram aprender na juventude (mas só aprenderam mesmo com Donovan na Índia).
'My Love' - música de amor de maior sucesso do álbum Red Rose Speedway de Paul e os Wings, em 1973. Esta é mais uma música escrita por McCartney para Linda - sua ex-mulher, morta após lutar contra o câncer em 1998, que também integrava a banda, nos teclados e backing vocal. Entre algumas canções que sugerem que Paul escreveu para Linda, estão 'Lovely Linda', 'My Love', 'Maybe I'm Amazed'', 'The Long and Winding Road', 'Silly Love Songs' e 'I am your Singer'.
'Live and Let Die' - composição de Paul McCartney e Wings, composta por Paul e Linda para o oitavo filme de James Bond, 'Live and Let Die'. Após seu lançamento em 1973, a música se tornou um grande sucesso, chegando ao segundo lugar nas paradas americanas e o sétimo nas britânicas, e mais tarde foi indicada ao Oscar de melhor canção (perdendo para 'The Way We Were').
'Eleanor Rigby' - essa é mais uma das músicas que entraram na arenga entre a dupla Lennon/McCartney. A faixa lançada no álbum Revolver, dos Beatles, em 1966, foi inicialmente escrita por Paul McCartney, mas em uma entrevista concedida à Revista Playboy em 1980, pouco antes de morrer, John Lennon afirmou que "o primeiro verso era do Paul, mas que o restante era basicamente meu". No entanto, a música é cantada por Paul.
'Say, Say, Say' - este single de Paul McCartney e Michael Jackson, produzido por George Martin, em 1983, foi lançado no álbum Pipes of Peace, e foi o segundo dueto de sucesso entre McCartney e Jackson, sendo o primeiro 'The Girl Is Mine'. É o nº 35 no Billboard's All Time Top 100. O clipe, que teve particpaição de Linda McCartney, Ice-T e La Toya Jackson, foi um grande sucesso. Mas a amizade dos ícones pop durou pouco. A azedou quando Michael Jackson, através de uma grande manobra que durou de setembro de 1984 até agosto de 1985, adquiriu os direitos fonográficos da ATV pela cifra de 53 milhões de dólares, levando consigo os direitos da maioria das músicas de Lennon&McCartney.