Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Pedaladas de solidariedade: os músicos portugueses na Brasil Ride

Nelson e Sérgio apoiam o movimento que tem missão de angariar fundos para instituições beneficentes

• 28/09/2012 às 17:05 • Atualizada em 30/08/2022 às 18:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nelson e Sérgio participam da Brasil Ride pela primeira vez
Mountain bike, música e solidariedade: três coisas distintas unidas pelos irmãos Nelson e Sérgio Rosado na ultramaratona Brasil Ride 2012. Os Anjos, como são conhecidos em Portugal, participam da exigente prova que agita a Chapada Diamantina desde o último domingo em prol de quatro instituições que prestam serviço no apoio a crianças e jovens portugueses em risco, com necessidades especiais ou com problemas de saúde. Os Anjos fazem mountain bike, ou BTT como é chamado em Portugal, há sete anos e Nelson conta que a atitude solidária começou naturalmente. "Começarem a convidar a mim e ao Sérgio para participarmos em provas, solidárias também, mas coisas pequenas. Por vezes tem lá uma vila ou até um cidade que quer fazer um evento grande, para além de shows, e que precisam de alguém que seja embaixador, que dê o exemplo, basicamente é por aí. E essa paixão tende a se desenvolver e esse projeto vem a acontecer". Pedalando pela equipe Bike Angels, Nelson e Sérgio divulgam os projetos sociais nos eventos, mas também aprendem com as lições de vida que encontram pelas trilhas. "Nós vemos sempre histórias fantásticas nessas experiências. No ano passado estivemos no deserto do Saara, no Titan Desert, em Marrocos, e quando terminamos a prova, a emoção era tão grande que ficamos dez ou 15 minutos a chorar. Aprendemos a dar valor a pequenos pormenores do dia a dia, que normalmente as pessoas não ligam e que são tão importantes", afirma Sérgio. Após seis dias de Brasil Ride, Sérgio garante que a competição em Mucugê e Rio de Contas já renderam histórias para vida toda. "Eu penso que essa experiência aqui no Brasil Ride está a ser muito positiva nesse sentido. Conhecemos caras como o Adauto (atleta deficiente visual), o Marcos (atleta amputado). Essas pessoas são o exemplo de que nada é impossível. Basta acreditar, basta ter força de vontade para fazer o que se quer fazer". Com a participação na ultramaratona de mountain bike brasileira, Os Anjos portugueses apoiam o Movimento 4Help, formado com a missão de angariar fundos para A Casa das Cores, a Casa dos Rapazes, a Terra dos Sonhos e o Instituto da Imaculada Conceição, em Portugal.
Ciclistas pedem para dupla dar uma palhinha durante as provas
Hobby - Cantores do estilo pop rock, Nelson e Sérgio estão abertos para diferentes estilos e, durante as trilhas, cantarolam diversas músicas. "Tenho cantarolado coisas do Brasil. Tenho lembrado de uma quando a subida aperta, venho muitas vezes sozinho, meu parceiro e eu vamos trocando, nem sei qual é o nome, aquela que dava lá nas discotecas, que é tipo 'tereteteretete'. E essa vai na cabeça. Não sei se é pelo calor, se é por todo o resto. Puxa, mas eu canto tanta coisa, coisa nossa, coisa dos outros", conta Nelson, referindo-se à canção Magalenha, de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, recentemente gravada por Cláudia Leitte. "Todo mundo aqui sabe que somos cantores e, quando passamos por eles, dizem: 'e aí português, canta um pouco aí'. Aí nós dizemos: 'como aqui?'. É mais o 'ai, ui, ai, ui' (risos). Quando estamos com nossos companheiros, normalmente cantamos músicas que não são nossas. São mais eles a cantarem músicas nossas do que nós. É muito interessante. E solta um pouco aquele nervosismo, cansaço conseguido na altura. Isso liberta um pouco e parece que passa muito mais rápido a prova", completa. De acordo com ele, o mountain bike é a principal válvula de escape da dupla. "A música é nossa paixão e nossa profissão, a bicicleta é um escape, é um hobby, que todo mundo precisa ter. Faz bem à cabeça. Eu limpo a minha cabeça, eu não penso em mais nada, não penso no trabalho, nos problemas do dia a dia. Ali só penso na natureza, fico concentrado, cai ou não cai, para onde vou. Esse desporto é de fato uma grande terapia". Parcerias no Brasil - Os lusos conhecem bem a música brasileira e até já fizeram shows em terras tupiniquins. O último foi este ano. "Nós conhecemos várias pessoas e o Brasil tem excelentes músicos. Recentemente os Papas da Língua, do Sul do Brasil, de Porto Alegre, nos convidaram para fazer um show com eles. Faz dois meses. Nós também convidamos o Serginho Moah, o vocalista do Papas da Língua, a cantar uma música nossa em Portugal e mais tarde veio a amizade com toda a banda. Tem músicos fantásticos aqui.
Dupla relaciona "A vida faz-me vem" com a disputa
Em 2004, Nelson e Sérgio cantaram no Carnaval de Salvador, junto com Ricardo Chaves. Eles guardam a lembrança de ter participado da grande festa em cima de um trio elétrico. "A princípio era assustador, porque eram duas milhões de pessoas pulando, você não vê o chão. Já vimos que o cara é muito animado no trio. No bloco dele, o bicho pega. Nós gostamos demais, nos divertimos e vimos que a galera também curtiu", relembra Nelson. O baiano Ricardo Chaves fez uma versão em axé da canção "Eu quero voltar", da dupla pop rock portuguesa. Música e Brasil Ride - Perguntados sobre qual música deles mais tem relação com a experiência vivida na Brasil Ride, eles não titubeiam. "Nós temos muitas músicas que falam de coisas boas, energias positivas. Temos uma música que teve muito sucesso lá em Portugal, que é 'A vida faz-me bem'. É uma música rápida, mais rock e que tem uma mensagem muito positiva como o título diz, que a vida faz-nos bem e que temos que acreditar em nós próprios", escolhe Sérgio. "Eu assino por baixo", concorda Nelson. Ouçam a música "A vida faz-me bem", de Nelson e Sérgio Rosado [youtube U3r6nC_12H0] *O repórter viajou a convite da Brasil Ride Leia mais sobre a ultramaratona de mountain bike

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música