Deu a louca nos artistas e bandas baianas! Não há dados oficiais, mas quem trabalha no ramo atesta: o número de clipes lançados nos últimos meses no estado tem crescido sensivelmente. E os estilos são os mais variados possíveis. Tem rock, pop, pagode, MPB e hip hop, indo de vídeos que circulam em panelinhas alternativas de Salvador a sucessos de audiência.
No final de semana passado, o Psirico lançou na rede o clipe Dor de Mãe. Em seis dias, ultrapassou a marca de 300 mil visualizações no canal oficial do grupo no YouTube. Sábado passado, a banda de pop-rock Os Romeros, com dez anos de estrada, divulgou Upside Down, que marcou sua estreia no campo audiovisual. Ontem, foi a vez do rapper Afro Jhow, cujo vídeo da música Transcedência foi exibido pela primeira vez no Sarau Bem Black, no Pelourinho. Cartão de visitaQuem ainda tem fôlego pode acompanhar o novo trabalho de Dão. Ele faz show na próxima quinta-feira, 21h30, no Piola, Rio Vermelho, para o lançamento do clipe da canção Eu Vou (Além–Mar). O trabalho foi gravado em vários pontos de Luanda, em Angola. “Com os recursos audiovisuais, o discurso da música fica mais forte”, afirma. Eu Vou (Além– Mar) é o segundo clipe da carreira do cantor de 37 anos. O primeiro foi Não Vá Dizer que Vai Ficar de Fora desse Samba, gravado em 2010. Na opinião de Paulinho Romero, 40, baterista e cantor da dupla Os Romeros, o mercado brasileiro voltou a se interessar pelo formato. “É um cartão de visita para a banda. Por conta da pirataria, o retorno financeiro vem mesmo é com os shows”, afirma. Upside Down, em clima bem praieiro, foi rodado na praia e na casa da mãe de Paulinho e Rodrigo, que completa a dupla. Amigos e familiares dos dois formaram a plateia.
SemináriosPara quem se interessa na coisa e quer trabalhar com isso, dois eventos em Salvador movimentam o setor. No dia 20, rola o Seminário de Videoclipes Salvador, na Sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Pública dos Barris. As inscrições devem ser feitas pelo site www. chadasquatro.com.br. Em julho, será a vez do Núcleo de Formação em Videoclipe Geração Bit. Haverá oficinas e palestras com grandes nomes do cenário, como Zico Góes, diretor de conteúdo da MTV, Conrado Almada, diretor de clipes do Skank e Pato Fu. Quem também participa é Vinicius Nisi, diretor do clipe Oração, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, que saiu do anonimato em Curitiba com um clipe na internet (veja matéria ao lado). Bandas podem inscrever músicas a partir do dia 18, no site www.geracaobit.com.br. Cinco delas virarão clipes feitos por alunos de ONGs que trabalham com o audiovisual, como a Pracatum. O maior acesso à tecnologia e o barateamento dos equipamentos são fatores apontados por cineastas e videomakers para a proliferação de clipes. “Outro grande incentivo são os editais para a área do audiovisual”, afirma o diretor baiano Rodrigo Araújo, 35. Ele dirigiu clipes como 24 Hours From Your Heart, lançado no final do ano passado pela banda de rock The Honkers; e Cidade Subtraída (e os Perigos do Sonambulismo Filosófico), da Teclas Pretas, vencedor em 2010 do prêmio Bahia de Todos os Rocks. Atualmente, a Fundação Cultural do Estado da Bahia está com dois editais abertos. Um deles é o Edital Setorial de Audiovisual, que distribuirá R$ 4,5 milhões para a realização de produtos locais. É bom correr, pois as inscrições terminam dia 15. O outro é do 15º Festival 5 Minutos, que distribuirá R$ 30 mil em prêmios e inscreve até dia 21 pelo site www.funceb.ba.gov.br.
Na KombiEntre os artistas da nova geração baiana, a cantora Marcia Castro, 33, é uma das mais entusiastas do meio de divulgação . Em março, ela lançou De Pés no Chão. “Fiquei superfeliz com o resultado. Estava mais solta que o primeiro (Frevo–Pecadinho, de 2008, com Tom Zé), com mais intimidade com a câmera”, conta Marcia sobre o trabalho, filmado em São Paulo, dentro de uma Kombi. Para julho, a previsão é a chegada de 29 Beijos, rodado na Cidade Baixa, em Salvador. E Marcia quer ver na internet outros dois clipes, ainda em 2012: Logradouro e Vergonha. Em breve, no YouTube perto de você.
O cantor baiano Dão gravou o clipe de Eu Vou (Além–Mar) em Luanda |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade