Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Relembre as atrações internacionais que passaram pelo Festival

Entre as grandes estrelas da música, estão nomes como Men At Work (2000), Maxi Priest (2002), Ben Harper (2007), Alanis Morissette (2009), Jason Mraz (2011) e Ne-Yo (2014)

• 15/10/2014 às 14:43 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Conhecido e aclamado por misturar ritmos e agregar diversas tribos, o Festival de Verão Salvador chegará a sua 17ª edição em 2015. Pelo palco principal dessa grande festa já passaram diversas atrações internacionais que fizeram o Parque de Exposições da capital baiana 'tremer'. Entre as grandes estrelas da música, estão nomes como Men At Work (2000), Maxi Priest (2002), Ben Harper (2007), Alanis Morissette (2009), Jason Mraz (2011) e Ne-Yo (2014). Relembre todos os 19! Ne-Yo (2014)
O cantor Ne-Yo foi a grande atração da última noite de shows em 2014. Sem banda tocando ao vivo, o norte-americano começou a apresentação cantando os sucessos 'Let's Go' e 'Beautiful Monster'. Nascido em 1982, ele lançou seu primeiro disco aos 23 anos de idade, chamado 'In My Own Words'. Depois disso, foram mais seis álbuns, sendo o mais recente 'No-Fiction', lançado este ano. O show de Ne-Yo no festival teve momentos marcantes onde o cantor demonstrou muita simpatia. Além de usar durante todo o show um colar dos Filhos de Ghandi jogado pelo público para o palco, ele se despediu dos fãs enrolado em uma bandeira do E.C. Bahia. The Wailers (2014)
A banda jamaicana de reggae criada em 1962 por Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, Beverley Kelso, Cherry Smith e Junior Braithwaite com o nome de 'Wailing Wailers', foi uma das atrações internacionais que subiram ao palco do Festival de Verão em 2014. O show do 'The Wailers' no evento fez parte da turnê que celebrou o 30º aniversário de lançamento do álbum 'Legend', um dos mais famosos da trajetória da banda. Atualmente o grupo faz diversas turnês pelo mundo e é uma referência para o reggae, mas briga judicialmente com a família de Bob Marley, falecido em 1981, pelos direitos autorais das músicas. No total são 15 álbuns lançados ao longo de 52 anos de carreira. Veja também: Ops! Público derrapa na pronúncia de nome de atração internacional SOJA (2013)
SOJA (Soldiers of Jah Army ou Soldados do Exército de Jah, em bom Português) foi a atração internacional do Festival de Verão Salvador em 2013. Formado em 1997, o grupo de reggae composto por Jacob Hemphill, Bob Jefferson, Ken Brownell, Ryan Berty e Patrick O’Shea é considerado um dos mais influentes da atualidade. Em 2014, eles lançaram o álbum de sucesso 'Amid the Noise and Haste'. A banda norte-americana sofre influência de sons que vão do R&B, hip hop, rock até o reggae raiz americano. James Blunt (2012)
Destaque da primeira noite do Festival de Verão 2012, James Blunt apresentou para o público de Salvador canções da turnê disco 'Some Kind Of Trouble', além de alguns de seus mais conhecidos sucessos como 'Billy' e 'Goodbye My Lover'. O cantor, que quando jovem fez parte da Guarda da Rainha, na Inglaterra, já lançou cinco álbuns ao longo de sua carreira, sendo o primeiro em 2004 e o mais recente em 2013. O talentoso britânico é conhecido também por sua beleza e simpatia. Jason Mraz (2011)
Em 2011, Jason Mraz foi a atração mais esperada do Festival de Verão. A passagem do cantor pela festa superou expectativas e foi repleta de boas surpresas. Ele recebeu no palco Milton Nascimento, com quem cantou 'Simplesmente Tudo,' e Tristan Prettyman, na época sua noiva, com quem fez o dueto de 'Lucky’. Ele também permitiu que uma de suas fãs subisse ao e, além disso, cantou em português 'Tudo que você podia ser', de Milton Nascimento. Bastante conhecido no Brasil após duas de suas músicas emplacarem em novelas globais ('I’m Yours', que fez parte da trilha de 'A Favorita', e 'Lucky', que foi tema do casal Bianca e Felipe na novela 'Caras e Bocas'), Jason lançou seu mais recente álbum, 'Yes!', este ano. Veja também: Jason Mraz faz dueto com Milton Nascimento no palco do FV Akon (2010)
Aliaune Damala Bouga Time Bongo Puru Nacka Lu Lu Lu Badara Akon Thiam, mais conhecido como Akon, foi a atração internacional do Festival em 2010. O cantor de R&B e hip hop americano de ascendência senegalesa, também é compositor, rapper e produtor musical. Aclamado por realizar trabalhos com vários artistas, tendo mais de 155 participações, ele possui 23 canções registradas na parada musical Billboard Hot 100. Seu álbum mais recente é Stadium, lançado este ano. Alanis Morissette (2009)
Cantora, compositora, atriz e produtora, Alanis Morissette subiu ao palco do Festival de Verão na última noite de festa em 2009. A canadense já venceu 13 Junos e sete Grammys e, desde 1991, já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo mundo. O último, lançado em 2012, foi 'Havoc and Bright Lights'. No Festival, o show da cantora alcançou um público estimado em 60 mil pessoas. Na ocasião, ela apresentou músicas do álbum Flavors of Entaglement. Eagle Eye Cherry (2008)
2008 foi o ano de Eagle Eye Cherry animar a última noite de Festival de Verão. O músico sueco-americano nascido em 1971, cresceu acompanhando seu pai, o trompetista Don Cherry em turnês por todo o mundo. Aos 12 anos se mudou para Nova York, onde estudou e trabalhou como ator e baterista em várias bandas. Algumas de suas músicas mais famosas são: 'Save Tonight', 'Falling In Love Again', 'Feels So Right' e 'Don't Give Up'. Em 2010, Eagle-Eye Cherry fez uma apresentação na casa do Big Brother Brasil 10. Matisyahu (2007)
Em 2007, o cantor judeu Matthew Paul Miller, mais conhecido por Matisyahu fechou a primeira noite de Festival de Verão. O artista faz sucesso ao enfatizar em suas letras os ensinos do judaísmo da linha Chabad Lubavitch. Nascido nos Estados Unidos, em 1979, Matisyahu lançou seu primeiro disco em 2004. Desde então, já foram mais de 10 álbuns ao longo de sua carreira. Gloria Gaynor (2007)
A segunda noite de Festival no ano de 2007 foi encerrada pela norte-americana Gloria Gaynor. A cantora ficou mundialmente conhecida por seus grandes sucessos da Era Disco como 'Never can Say Goodbye' (1974), 'Let Me Know' (1978) e pelo eterno hit 'I Will Survive' (1978). Mais recentemente, Gloria Gaynor lançou os singles 'Supernatural Love', 'Last Night', 'I Never Knew' e 'Hacer por Hacer', que ela gravou com o cantor Miguel Bosé. Ben Harper (2007)
Em 2007, o músico norte-americano Ben Harper toucou na última noite de shows. Muito religioso, ele passa uma mensagem cristã em suas músicas. Sua carreira profissional como artista solo começou em 1993 com 'Welcome To The Cruel World'. Sempre seguindo um intervalo de dois anos, foram lançados 'Fight For Your Mind' (1995), 'The Will To Live' (1997) e 'Burn To Shine' (1999). Depois destes lançou mais seis álbuns, sendo o mais recente em 2011. Em 2007 gravou em parceria com a cantora brasileira Vanessa da Mata a canção 'Good Luck'. Burning Spear (2006)
O famoso cantor de reggae Burning Spear fez parte da grade do Festival de Verão em 2006. Nascido na Jamaica em 1945, ele já lançou mais de 40 discos ao longo de sua carreira. Nos anos 1970 o cantor fez pela Island Records alguns dos seus discos de maior sucesso. Entre eles, 'Marcus Garvey', 'Man in The Hills', 'Dry & Heavy' e 'Social Living'. Maxi Priest (2002)
Em 2002, o festival de Verão trouxe para Salvador o cantor britânico Maxi Priest, também conhecido como 'Rei do Lovers Rock'. Ao longo de sua carreira, ele já trabalhou com grandes nomes da música como Sly & Robbie, Shaggy, Beres Hammond, Jazzie B, Apache Indian, Roberta Flack e Shabba Ranks. Maxi também é considerado um dos maiores nomes do reggae desde Bob Marley. Entre os anos de 1985 e 2007, o artista lançou nove álbuns e, em 7 de Agosto de 2006, o artista recebeu, juntamente com importantes cantores jamaicanos, homenagem no Prime Minister's Independence Gala (comemoração pela independência da Jamaica) por sua contribuição musical. Big Mountain (2002)
Também em 2002, a banda norte-americana de reggae Big Mountain agitou o palco principal do Festival de Verão. A história do grupo começa em 1986, quando Joaquin 'Quino' McWhinney criou a banda de reggae denominada ‘Shiloh’, que lançou seu primeiro álbum três anos mais tarde. Em 1991, eles adotaram o nome atual, Big Mountain. Após várias trocas de integrantes, a banda teve sua formação estabelecida por Quino (guitarra e voz), Jerome Cruz (guitarra), Gregory Blackney (bateria), Lance Rhodes (bateria), Manfred Reinke (teclado) e Lynn Copeland (baixo). Mas atualmente o vocalista é o único remanescente desta formação. Em 2011, Quino gravou uma participação no álbum 'Do outro lado do muro', da banda brasileira Nohaw. Ganggajang (2001)
No ano 2001, o Festival levou para o palco principal em sua segunda noite de shows, a banda de pop rock australiana Ganggajang. Formado em 1984, o grupo teve três ex-The Angels: o vocalista Mark 'Cal' Callaghan (ex-Riptides), o guitarrista Chris Bailey e o baterista Graham 'Buzz' Bidstrup. O nome diferente da banda é uma onomatopeia do som de uma guitarra tocando um acorde alto. Quando não estão gravando ou fazendo turnês juntos como Ganggajang, cada membro está envolvida em outros projetos. O último álbum do grupo, 'Oceans and Deserts', foi lançado em 2003. v.Spy v.Spy ou Spy vs Spy (2001)
v.Spy v.Spy tocou no ano de 2001 no Festival no mesmo dia da Ganggajang. A banda de rock australiana formada nos anos 1980, é composta pelo cantor e baixista Craig Bloxom, Cliff Grigg (bateria) e Michael Weiley (guitarra e vocais). Juntamente com Midnight Oil, Ganggajang, Australian Crawl e Hoodoo Gurus integra o grupo de bandas 'aussie' que invadiram as rádios brasileiras nos anos 90 e ganharam a simpatia dos surfistas. Mas, ao contrário de algumas, o v.Spy v.Spy não se limitou a temas fúteis, aprofundando-se em questões de ordem social, política e ecológica. Dentre os seus principais hits, destacam-se: 'All over the world', 'Test of Time', 'Clarity of Mind' e 'Don't tear it down'. Men At Work (2000)
A banda australiana de rock formada em 1979 por Colin Hay, Ron Strykert, John Rees, Greg Ham e Jerry Speiser foi o primeiro grupo internacional a tocar no Festival de Verão Salvador. A apresentação aconteceu na primeira noite da segunda edição do evento, no ano de 2000. Sucesso absoluto na década de 1980, o Men at Work ganhou o Grammy Award de ‘melhor artista iniciante’ no ano de 1983, mas a banda não durou muito. No ano seguinte, o grupo demitiu o baixista John Rees e o baterista Jerry Speiser. O único remanescente da formação original, o vocalista Colin Hay, continuou a fazer apresentações com músicos contratados até o final de 1985 quando o Men at Work se dissolveu. Em 1998 produziram um álbum ao vivo, ‘Brazil’, gravado ao vivo em sua turnê brasileira. Em 19 de abril de 2012, Greg Ham foi encontrado morto em uma casa no subúrbio de Melbourne por um grupo de amigos. Westlife (2000)
O Westlife abriu a quarta noite de shows da segunda edição do Festival em 2000. O grupo pop irlandês formado em 3 de julho de 1998, era originalmente formado por Shane Filan, Mark Feehily, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden. No início dos anos 200, a banda foi considerada ‘O 2º artista mais vendido’ (atrás de Robbie Williams) e ‘A banda mais vendida da década’ (batendo o Coldplay) no Reino Unido com 11 milhões de cópias vendidas. Em 19 de outubro de 2011, Westlife anunciou que estava para separar após seu álbum de Greatest Hits ser lançado no final de 2011 e uma turnê de despedida em 2012 The Gladiators (2000)
A banda fechou a quarta noite de Festival de Verão no ano 2000. The Gladiators é um grupo jamaicano de reggae formado 1968 e muito popular durante a Década de 1970. O líder vocal Albert Griffiths se revezava nos vocais com Clinton Fearon e Dallimore Sutherland demonstrando grande versatilidade nas apresentações. Mas em 1987 o grupo começou a se dissolver. O primeiro grande sucesso da banda foi a canção melódica 'Hello Carol', em 1968. Os dois álbuns mais famosos são Trenchtown Mix Up (1976) e Proverbial Reggae (1978) e último álbum lançado foi 'Continuation' (2009).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música