O sanfoneiro pernambucano Targino Gondim lança o álbum 'Canções Divinas' em duas apresentações gratuitas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta quinta-feira (4); e na próxima segunda (8), às 19h30 e 9h30, respectivamente. A entrada é gratuita. O projeto, que reúne 15 faixas, é o primeiro trabalho com conteúdo religioso do compositor, a maioria clássicos de cânticos católicos, além de três composições inéditas. Após a vinda do papa Francisco ao Brasil este ano, Targino percebeu que precisava finalizar o projeto, que estava parado desde 2005. Em entrevista ao
iBahia o cantor falou sobre o projeto e a emoção de lançar um trabalho como esse. Confira!
Canções Divinas “Eu estava com a ideia de lançar esse CD há muito tempo, desde a infância tocava em missas, quaresmas e sempre tive uma criação católica. Como eu consegui um patamar na minha carreira, decidi fazer esse projeto como forma de agradecimento, usando a minha sanfona como voz de esperança, fé e do jeito simples que o nordestino tem de agradecer”.
Homenagens“Eu quis homenagear o papa Francisco por tudo o que ele vem fazendo, a forma que ele conduz a igreja, o diálogo com as pessoas e outras religiões, mas perto de lançar o CD, ainda não tinha feito a música, dai um amigo meu fez a letra e eu musiquei e ficou muito boa. Desde 2000 conheço Clara, a filha de Elba Ramalho, e eu já tinha feito a música e decidi fazer uma homenagem também”.
Lançamento “Não será um show, pois fui convidado pelo padre da paróquia e, nos dias 4 e 8, vou participar da missa, cantando alguma músicas durante a celebração”.
Receptividade“Como eu tenho um público de várias religiões, inicialmente, pensei em fazer um trabalho com músicas de orações e não católico, mas acabou se tornando um álbum com canções católicas, porém, são canções fortes e belas, repassando o máximo da paz, alegria e harmonia que o povo nordestino vive e, independente da religião ou crença, o público vai gostar”.
20 anos de carreira“O 'Canções Divinas' é o primeiro de três trabalhos em comemoração aos meus 20 anos de estrada, porém, eu decidi lançar agora. O próximo, 'É Festa', é um ao vivo de estúdio, que vai ser lançado logo após o carnaval e depois é o ' Chorando Mais Eu', álbum instrumental que gravei durante o 'Festival Internacional de Sanfona', lá em Juazeiro”.
Carnaval“Eu puxo um trio sem cordas da prefeitura lá em Juazeiro e sempre sou convidado para tocar no carnaval daqui de Salvador, mas, esse ano, vamos lançar em janeiro um projeto de verão”. [youtube 1TqZrvcyF50]
* Com orientação e supervisão de Márcia Luz