Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
Polêmica

Web aponta gesto racista em show de Aurora no Lollapalooza Brasil

Cantora e baterista se pronunciaram nas redes sociais

Redação iBahia • 28/03/2023 às 17:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Web aponta gesto racista em show de Aurora no Lollapalooza Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O baterista da cantora Aurora, que se apresentou no Lollapalooza Brasil no último dia do festival, o domingo (27), foi acusado por internautas de fazer um gesto com conotação racista. A situação foi vista após a finalização do show.

No perfil de Sigmund Vestrheim nas redes sociais, também foram encontrados desenhos com referências nazistas, como suástica e o número 777, associado a grupos supremacistas brancos.

Leia mais:

O gesto feito por Vestrheim no festival também é associado aos supremacistas brancos, que exaltam o que chamam de "white power", em português, poder branco.

Os três dedos esticados por Vestrheim formam o "W", de "white" (branco), e o polegar junto com o indicador seriam o "P", de "power" (poder).


				
					Web aponta gesto racista em show de Aurora no Lollapalooza Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Aurora e Sigmund Vestrheim se pronunciam

Com a repercussão negativa, Auroro se pronunciou oficialmente. Em nota, ela disse que está "profundamente triste" com as últimas especulações" sobre o baterista.

"Estou profundamente triste com as últimas especulações sobre nosso baterista Sigmund. Nunca pensei que seria necessário enviar uma declaração como esta", começou nos stories.

"É tão óbvio que não apoio nenhuma ideologia de extrema direita. Não há outra maneira de viver a vida senão em nome do amor e da justiça. Não apoio nenhuma ideologia que carregue qualquer forma de ódio" continuou.

Aurora também negou que o baterista tivesse envolvido em qualquer grupo reacionário.

"Então, deixe-me dizer isso alto e claro: 'Não, Sigmund definitivamente não é um defensor dessas opiniões malignas de extrema direita. Seus valores são, antes, o oposto. Ele é um das pessoas mais gentis e legais que já conheci", afirmou.

Por fim, a cantora norueguesa disse que ela e todos d abanda tem os mesmos valores.

"O racismo deve morrer. O nazismo deve morrer. O ódio deve acabar. E o amor deve prevalecer. Mas devemos expor o ódio em sua verdadeira fonte e, portanto, me entristece ver tanta energia gasta em acusações erradas. Nada mudou. Tanto eu quanto todos na minha banda equipe, temos os mesmos valores de sempre. E isso nunca vai mudar", finalizou.


				
					Web aponta gesto racista em show de Aurora no Lollapalooza Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O baterista também emitiu uma nota e negou as acusações do público brasileiro.

"Parece estranho e bizarro ter que publicar um texto como este, mas hoje eu recebi muitas mensagens de ódio e sérias acusações de que eu seja nazista. Isso é triste e perturbador. Eu não sei se vocês entendem o quão sérias e malucas essas acusações são", escreveu Vestrheim.

"Primeiro de tudo: É CLARO que eu não sou nazista! Meus valores são de amor e compreensão, e eu toco música para espalhar esses valores. Minhas prioridades são - e sempre serão - tratar as pessoas em minha volta com respeito e felicidade", afirmou.

Ainda segundo Vestrheim, ele não sabia o significado por trás do gesto.

"Não tinha conhecimento de que este sinal significasse outra coisa, algo negativo, e peço sinceras desculpas se foi mal interpretado e se acharam ofensivo", disse.

O baterista também justificou o desenho encontrado no perfil.

"Eu sempre desenhei um monte de coisas na época da escola. Um monte de coisas idiotas... como as crianças costumam fazer. Esse desenho em especial foi feito durante uma aula de história, e não significa nada. Foi apenas uma brincadeira feita por um jovem com um senso de humor obscuro", disse.

Por fim, ele concluiu afirmando que Aurora nunca o aceitaria na banda se ele fosse um nazista.

"Além disso, eu NUNCA conseguiria o posto de baterista da Aurora se eu fosse um nazista idiota! Essa ideia de que Aurora teria uma pessoa de extrema direita na banda é absurda. Eu espero que vocês acreditem em mim quando digo isso", finalizou.

Repercussão entre os fãs

A situação dividiu os fãs da cantora. Enquanto alguns criticaram a situação, outros tentaram defender Aurora, afirmando que o baterista é novo na banda e que não foi escolhido por ela.

"Aurora, assumidamente bissexual, usa todos os meios de comunicação possíveis pra dar voz à minorias e luta de classes, tendo em sua discografia 'QUEENDOM', 'CHURCHYARD', 'CURE FOR ME' entre outras, em qualquer oportunidade expressa publicamente seu ódio a líderes de direita, mas vocês JURAM que ela tem alguma coisa a ver com aquele 'n4zi zé ninguém' que entrou na banda há poucos meses por escolha de 'manager' ruim...tenha santa paciência", escreveu um fã.

"Então ela precisa se livrar de quem decide quem entra ou sai da banda. Vocês precisam entender que o intuito não é responsabilizar a Aurora, mas que o caminho mais fácil pra demitir esse merda é sim chamando a atenção dela", disse outro.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música