Xande de Pilares apresenta neste domingo (2), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o show de estreia da turnê "Xande canta Caetano", em que o sambista revisita músicas do repertório do baiano. Em entrevista coletiva, Xande revelou que a ideia do álbum surgiu após alguns encontros musicais na casa de Caetano. Ele revelou que o baiano ficou encantando com uma versão e cavaquinho da canção "Ela e Eu" e propôs um show especial para Xande, que o deixou apavorado.
"Em uma das visitas que eu sempre fazia na casa de Paula [...] eu estava cantando 'Ela e Eu' e ele nunca tinha visto ninguém tocar uma música dele no cavaquinho. Caetano deu a ideia de fazer um show em um teatro. Eu, sozinho, sentado em uma cadeira tocando cavaquinho em um teatro. Fiquei desesperado com a proposta, morrendo de medo. E aí eu meio que sumi da casa de Caetano com medo dele insistir nessa história", contou.
Leia também:
Pouco tempo depois, Xande retornou à casa de Caetano e dessa vez o próprio artista sugeriu a ideia do álbum para celebrar o ano em que completou 80 anos. Já o nome, partiu de Paula Lavigne.
"Quando eu retornei, ele deu a ideia. Ele ia fazer 80 anos e aí ele falou: 'Então, vamos fazer um disco em homenagem aos meus 80 anos. E você faz uma regravação das minhas músicas em samba, só não pode regravar os sambas que eu fiz, se não fica a mesma coisa'. E aí, surgiu a ideia de fazer o 'Xande canta Caetano'. Quem deu a ideia do título foi a própria Paula", revelou.
A curadoria para chegar às 10 canções presentes no disco foi feita por Xande e Caetano, em conjunto com Mosquito, Pretinho e a própria Paula Lavigne.
Ao iBahia, o cantor ainda destacou a oportunidade de poder homenagear o artista em vida de quem já falou abertamente ser fã. Para o sambista, o sentimento é de felicidade.
"Na verdade, não rolou nenhuma pretensão de atingir um lugar específico. Mas a gente quer sempre ser reconhecido pelas pessoas que a gente admira. Quando a gente é um conceito para uma pessoa que a gente admira, a gente fica feliz. Outra coisa que eu dou muita importância é homenagear a pessoa em vida, para que a gente possa ver a reação de quem você está homenageando", contou.
'Xande canta Caetano' em Salvador
Com a participação de Caetano confirmada no show, Xande também revelou ao Portal como se sente por dividir o palco com o sambista.
"Eu fico nervoso para tudo. [...] Eu estou muito nervoso para a estreia dessa turnê e agora mais ainda porque o Caetano vai cantar junto. Mas, o Caetano me deixa super a vontade, ele me dá muitas dicas", disse entre risos ao relembrar um dos ensaios em que errou a letra de "Alegria, Alegria" e Caetano brincou com a situação.
Ainda segundo Xande, como o álbum ganhou uma turnê, o show vai ter mais canções do repertório de Caetano, entre elas "Irene", música cantada pela avó do artista quando ele era pequeno, "Queixa", "Tieta", e "Trem das Cores".
Xande ainda citou a possibilidade do show ser transformado em um audiovisual, um dos motivos também para extensão da setlist do show.
"Como virou uma turnê, aí nós tivemos que dar uma alongada no repertório, porque tem muita coisa do Caetano que eu queria gravar, que não está nesse disco, porque o disco era somente 10 faixas e que eu forcei para 11. O nome da minha avó é Irene, e ela cantava uma música para mim que eu não sabia que era do Caetano também. 'Eu não sou daqui, eu não tenho nada, quero ver Irene dar sua risada', e aí eu me deparo com essa música e a gente colocou no repertório [...] Por que eu coloquei dessa forma? Porque isso pode virar um audiovisual. De repente, alguém tem uma ideia de gravar um e aí aumentar mais o repertório. Então a gente já tem que estar preparado. [...] Eu não vou dar spoiler, não, mas tá bem legal", afirmou o sambista.
"Xande canta Caetano" está com ingressos disponíveis on-line e também na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia. Caetano Veloso deve cantar três músicas no encontro.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!