Durante o 12º Congresso da ONU - Comissão das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e a Justiça Penal, que acontece no Centro de Convenções da Bahia até o dia 19 deste mês, mais de quatro mil pessoas poderão conferir a programação cultural preparada especialmente para o evento. Ao todo, foram reúnidos pinturas e fotografias de artistas representativos para a cena baiana, mostra documental e shows musicais. "É muito importante ter um espaço de cultura em um congresso de criminologia. As ações culturais preenchem o ambiente de forma mais leve em um evento com um tema tão pesado", explica o professor de criminologia da Monash University Australia, Robert Peacock.
O espaço de cultura mencionado pelo professor são as exposições de artes visuais de artistas baianos com quadros, fotografias, instalação do artista Joãozito sobre os Pontos de Cultura e documentário de Walter Salles sobre a ex-presidiária baiana Socorro Nobre.
A mostra visual conta com 34 imagens de 16 artistas e fotográfos reconhecidos na Bahia com obras inconfundíveis como Márcio Lima, Mário Cravo Neto, Almandrade, Caetano Dias, Gaio Matos, Ieda Oliveira, Zau Pimentel, entre outros. A mostra fica no foyer de acesso às salas das plenárias e reflete a produção contemporânea da Bahia.
Na última segunda feira (12), os participantes assistiram ao show do artista Carlinhos Brown realizado no Museu du Ritmo. O músico trouxe para cena o Balé Folclórico da Bahia, a Banda Didá, o grupo cultural Zambiapunga e diversos outros grupos de Cultura Popular.
A escolha pela participação do músico foi uma solicitação do Comitê organizador do Congresso, por sua trajetória de ativismo social. O Brown possui prêmios a exemplos dos Prêmios 12 Meses 12 Causas Telecinco - Espanha (2007); Certificado de "Best Practice" (Melhores Práticas) do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat (2002); Prince Claus Awards -Holanda (2003); o Prêmio CNN-TIME (1999), entre tantos outros.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!