A atriz Marieta Severo, de 76 anos, expôs uma luta pessoal ao falar pela primeira vez sobre o câncer no endométrio. Em entrevista ao jornal 'O Globo', a veterana revelou ter precisado tirar o útero e os ovários em decorrência da doença.
O assunto, que nunca havia sido tratado publicamente, passou a ser abordado pela atriz após o convite feito para que ela se tornasse madrinha da campanha Setembro em Flor, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).
Leia também:
Segundo Marieta, a doença foi descoberta ainda no estágio inicial. "Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia", contou.
Para a artista, o convite chega em uma hora importante. Marieta ainda alertou para o negacionismo, que contribui para a falta de circulação de informações sobre a doença. "Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram...".
Curada, Marieta afirmou que o cuidado se tornou redobrado não só para ela como também para a família, que está vacinada contra o HPV. "Claro, todas [as netas] e o único neto também. Vacina é vitória da humanidade".
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!