icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Brown completa 50 anos nesta sexta-feira; Relembre trajetória

Cantor vai comemorar a data em família, com um almoço feito pela mãe

foto autor

23/11/2012 às 8:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:59 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Cantor, percussionista, compositor, produtor e atualmente um dos jurados do programa The Voice Brasil, da Rede Globo. Antônio Carlos Santos de Freitas, conhecido mundialmente por Carlinhos Brown, completa 50 anos nesta sexta-feira (23).
Mas apesar da data especial, o baiano não quer saber de festa.Em entrevista a Contigo Online desta semana, o baiano contou que só quer a comida preparada por Madalena Gonçalves, a dona Madá, sua mãe, e reunir a família para um almoço."Não sou de comemorar, mas adoro receber a homenagem dos amigos. Sou o primeiro filho, preservo esses encontros especiais com a família", explica. Pensando na data comemorativa, o Portal iBahia aproveitou a oportunidade para homenagear o Cacique do Candeal. Confira: TrajetóriaCarlinhos Brown, que recebeu o nome artístico em homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, iniciou a carreira musical através de Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Para quem não sabe, os primeiros instrumentos musicais do Cacique foram os de percussão. Mas sua primeira apresentação profissional, só aconteceu em 1979, na banda de rock Mar Revolto, onde o artista tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia. Já em 1984, o baiano tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas e cinco anos depois, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Nesta participação, sua composição 'Meia Lua Inteira' fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Em 1985, foi o próprio Luiz Caldas que gravou 'Visão de Cíclope', primeira composição de Carlinhos.Em seguida, surgiram 'Remexer', 'O Côco' e 'É Difícil', composições que lhe renderam o troféu Caymmi, um dos mais importantes da música baiana.
Na década de 90, Brown projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada, que reunia mais de cem percussionistas e cantores, a maioria jovens do bairro do Candeal, onde nasceu o compositor. Mas foi em 1996 que ele começou sua carreira solo, com o lançamento do disco 'Alfagamabetizado'. Seis anos depois, junto com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, o baiano lançou o projeto Tribalistas. O trabalho coletivo lançou CD e DVD, arrebatou prêmios e alcançou a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos. Desde o lançamento de seu primeiro CD solo, Brown contabiliza quatro trabalhos, sendo o mais recente lançado em 2007. Intitulado 'A Gente Ainda Não Sonhou', o disco é totalmente produzido e quase todo tocado por Brown. Atualmente, o músico se divide entre a carreira internacional, seus projetos sociais no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, além dos projetos culturais, shows, produção de discos e trilhas para espetáculos de dança e filmes. O cantor ainda divide o seu curto tempo sendo jurado no programa The Voice Brasil, da Rede Globo, ao lado de Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos. Veja fotos de sua trajetória:

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto