Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
Santos Dummont

Cantora sofre racismo em aeroporto do Rio: 'Revistaram meu cabelo'

Luciane Dom publicou um longo relato nas redes sociais nesta quinta-feira (14): 'queria estar leve! Mas não'

Lucas Sales • 14/12/2023 às 15:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A cantora Luciane Dom usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (14), para relatar um episódio de racismo sofrido no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ela teve o cabelo revistado.

Segundo a artista, ela foi parada em uma "revista aleatória" pouco tempo antes de embarcar em um voo com destino à São Paulo.

Leia mais:


				
					Cantora sofre racismo em aeroporto do Rio: 'Revistaram meu cabelo'
Luciane Dom publicou um longo relato nas redes sociais nesta quinta-feira (14): 'queria estar leve! Mas não'. Foto: Reprodução / Redes sociais

"Eu estou no meio da divulgação de uma música minha que sai amanhã, tava feliz, vendo memes, lendo coisas leves que gosto, ai chego no aeroporto Santos Dumont e sou parada por uma “revista aleatória”, minutos antes de embarcar pra São Paulo", escreveu ela no Instagram.

"Eu já tinha passado a mala no scanner, e eu mesma já tinha passado no scanner corporal. A mulher me diz 'tenho que olhar seu cabelo'. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou", continuou ela.

Na publicação, ela ainda destaca que buscará ânimo para seguir divulgando o novo trabalho e acreditar que episódios como esse não acontecerão mais.

"Eu trabalho com arte, criando possibilidades e imaginários diferentes, fazendo pessoas sonharem… me fazendo acreditar na mudança. Queria ao menos ter ânimo e cabeça pra continuar divulgando o som e falando o que eu tava falando durante a semana.. queria estar leve! Mas não", seguiu.

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco usou o perfil no X (antigo Twitter) para comentar o episódio. Ela ainda comparou a situação com um episódio vivido pela ex-vereadora Marielle Franco.

"Lamento o ocorrido com a Luciane Dom no aeroporto Santos Dumont, no RJ. Infelizmente, casos como esses não são pontuais. Nosso corpo e nosso cabelo precisam ser respeitados. A equipe do @igualracial_gov já está se mobilizando para entender e acompanhar o caso", escreveu Anielle na publicação.

Após desembarcar em São Paulo, Luciane voltou a dar detalhes da situação.

"Já desembarquei, estou péssima. Eu tô sem chão. Nem sei o que pensar. Acabei de chegar em São Paulo. Estou frustrada, decepcionada, por mais que seja algo que eu já espere, é muito ruim quando acontece. Fere algo muito profundo da nossa dignidade. O scanner corporal não havia apitado, essa questão do cabelo me deixa muito mal. Só espero não ficar adoecida por isso. É muito cruel", disse ela na rede social.

"Tenho uma música para lançar amanhã e é uma música que fala sobre dignidade. Não quero me sentir afetada, nem estrada meus dias por isso. Sou uma artista ativista, vou acionar meus direitos", finalizou.

Quem é Luciane Dom

A cantora e compositora brasileira é natural de Paraíba do Sul e radicada no Rio de Janeiro. Ela também formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela já cantou com artistas como Luedji Luna, Liniker, Emeline Michel e outros.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto