A cantora Daniela Mercury comemorou seus 60 anos, completados no último dia 28 de julho, em grande estilo, com uma festa luxuosa em Salvador (BA), na última quinta-feira (7). Reunindo amigos, familiares e diversas personalidades, o evento foi realizado em um dos edifícios mais antigos da capital baiana, a Casa Nossa Senhora das Mercês - onde está sendo realizada a CASACOR Bahia -, localizada na Avenida Sete de Setembro, e foi marcado por muita música e emoção.

Ícone da música brasileira e referência na cena cultural baiana, Daniela celebrou a nova fase com uma noite que refletiu sua trajetória artística e sua energia contagiante. A Rainha do Axé foi recebida com grande celebração pelos principais blocos afro de Salvador. Ilê Aiyê, Olodum, Didá, Filhos de Gandhy e Cortejo Afro se alinharam em um cortejo vibrante, ao som dos tambores e muita dança, para homenagear Daniela e reverenciar seu legado.
Leia também:
Débora Didá, filha de Neguinho do Samba - considerado o pai do Olodum e criador do samba-reggae - destacou a importância do momento: "É uma honra estar aqui homenageando a mulher que abriu caminhos e levou a levada dos blocos afro para o mundo".
Ainda marcaram presença os cantores Tonho Matéria, Márcia Freire, Alexandre Peixe e Thati, a percussionista Lan Lan, a escritora Thalita Rebouças, o padre Lázaro, a DJ Jude Paulla, a jornalista Camila Marinho e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
A neta de Daniela, Clarice Mercury, homenageou a avó coruja no palco da festa e cantou o sucesso "Nobre Vagabundo". A artista apresentou clássicos da carreira da aniversariante ao lado das cantoras Aila Menezes e Ivana Dantas, e o DJ Zé Pedro comandou a pista após o show da banda.
Daniela recebeu também a filha Giovana Póvoas e a outra neta, Mel, no palco. Juntas, elas apresentaram "O Canto da Cidade", considerado um dos hinos do Axé, que completa 40 anos em 2025.
Familiares da artista, como a esposa, a jornalista Malu Verçosa, e os pais, Liliana Mercuri e António Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, também marcaram presença no evento. Os cinco filhos de Daniela - Gabriel, Giovana, Ana Isabel, Ana Alice e Márcia - também apareceram nos registros publicados pela cantora.
Daniela Mercury recebe mais alta honraria da Bahia
No dia 31 de julho, a Rainha do Axé foi condecorada com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria do Governo da Bahia. Daniela estava fora do Brasil e não chegou a tempo da cerimônia da semana anterior, mas recebeu pessoalmente das mãos do governador Jerônimo Rodrigues e do Secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro a medalha.
"Eu que dizer que eu dedico essa medalha a vocês dois", disse a cantora, ao mostrar os pais. "Porque vocês me ensinaram o valor da compaixão, o valor do respeito. Mais do que tudo, me ensinaram a amar minha cultura, minha gente, a não ser diferente de ninguém, a não me sentir melhor do que ninguém. A me sentir parte de um povo. Não tem nada melhor do que isso. Esse é o aprendizado que a gente tem em casa: ser gente, ser pessoa. Aprendi também na Igreja Católica e depois no Candomblé. Margareth (Menezes)disse ontem: a diversidade nos une, não nos separa", completou Daniela.
Confira mais vídeos da festa de luxo de Daniela Mercury:
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
