A briga entre o apresentador José Luiz Datena e o empresário Pablo Marçal durante a disputa pela prefeitura de São Paulo chegou à Justiça, e um dos processos resultou em derrota para Datena. A Justiça de São Paulo rejeitou o pedido de indenização de R$ 100 mil movido pelo apresentador contra Marçal, segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles.

Datena alegou ter sido ofendido por Marçal durante um debate eleitoral, quando foi chamado de "Jack" - uma insinuação, segundo ele, de que seria estuprador -, além de ter sido mencionado em referência a uma antiga acusação de assédio sexual.
Leia também:
Na decisão, o juiz entendeu que Marçal apenas trouxe à tona um fato real, já que houve, de fato, uma denúncia de assédio feita por uma repórter contra o apresentador no passado.
No dia 16 deste mês, porém, Datena entrou com um recurso de apelação no tribunal, ainda segundo Oliveira. No documento, o apresentador acusou o juiz responsável pelo caso de ter prejudicado sua defesa ao julgar a ação de forma antecipada. Segundo ele, essa decisão impediu a apresentação de testemunhas e a produção de provas que poderiam fortalecer suas alegações.
Datena também argumentou que o julgamento antecipado o impediu de comprovar o “linchamento moral” ao qual afirma ter sido submetido devido às declarações de Pablo Marçal.
O apresentador sustentou ainda que seu então adversário ultrapassou os limites da crítica política aceitável. Para ele, a rejeição de sua ação representa uma interpretação exagerada da liberdade de expressão - uma liberdade sem limites ou freios. Segundo Datena, no caso específico, o direito à livre manifestação foi exercido com abusos e excessos.
Como parte dos argumentos apresentados no recurso, Datena também destacou que Marçal não anexou aos autos qualquer documento que comprovasse uma condenação judicial contra ele por assédio, seja moral ou sexual, a colegas ou subordinados.
Datena se revolta e ameaça pedir demissão da RedeTV! após 2 semanas

Há apenas duas semanas no comando do "Brasil do Povo", José Luiz Datena ameaçou pedir demissão da RedeTV! nesta segunda-feira (23). O apresentador se irritou ao vivo com a edição de uma entrevista sua e não escondeu o descontentamento com a linha editorial da emissora. "Prefiro pegar meu boné e caminhar", disse.
O desabafo ocorreu durante a cobertura do caso de Larissa Manuela, menina de 10 anos assassinada com 16 facadas no último dia 12. Nesta segunda-feira, o padrasto da criança, Diego Sanches, confessou ser o autor do crime.
"É que editaram a minha entrevista com o Dalmir [de Magalhães, delegado titular do caso], devia ter deixado a entrevista inteira, porque foi exclusiva. E o Dalmir já adiantava: nas próximas horas, nós vamos prender esse cara, porque estão surgindo evidências novas", disse Datena no programa ao vivo.
"Devia ter deixado a entrevista inteira aqui. Mas, enfim, foi editada, eu não sou responsável pela linha editorial, e eu sou respeitoso com linha editorial. Eu não discuto com linha editorial", seguiu o veterano, ainda em tom de revolta.
"Linha editorial quem dá é a televisão, quem dá é o chefe, a Stephanie [Freitas, superintendente de Jornalismo], o nosso extraordinário Galvão [Sérgio Galvão Cunha, chefe de Redação], a brilhante Stephanie, que é uma jovem e uma grande jornalista. Isso aí eu não discuto. Linha editorial eu não discuto. Prefiro pegar o meu boné e caminhar do que discutir linha editorial", repetiu.
Durante o #BrasilDoPovo, Datena criticou o corte de uma entrevista e afirmou que não interfere na linha editorial, decisão da RedeTV. Mas foi claro: se tentarem impor limites ao que pensa, "pego meu boné e dá linha".pic.twitter.com/HbE996sEPK
— Bastidores da Mídia (@bastidoresdm) June 23, 2025
Com ironia, Datena chegou a brincar sobre sua fama de não permanecer muito tempo no mesmo programa — sua passagem pelo SBT durou apenas seis meses. "Aliás, eu faço isso com uma facilidade enorme. Quando começam a invadir um território que eu acho que não devem invadir, eu pego minha malinha e vou caminhar, né?", seguiu.
Em seguida, o apresentador procurou suavizar o tom e passou a elogiar a equipe da RedeTV!. "Aqui não, pelo menos estou sendo tratado com tanto carinho por todos aqui. Meu irmão Amilcare [Dallevo, presidente e coproprietário], que coisa maravilhosa, os profissionais todos daqui, meu grande irmão Jorge Kajuru que virou senador...", falou.
O site Notícias da TV apurou que Datena está insatisfeito com a audiência do "Brasil do Povo", que tem registrado médias em torno de 0,2 ponto na Grande São Paulo, chegando até a marcar traço.
O veterano tenta conquistar o público fiel de Sonia Abrão, já que "A Tarde É Sua" é um dos programas de maior audiência da RedeTV!. No entanto, tem enfrentado dificuldades devido ao horário vendido para a Igreja Universal do Reino de Deus, que fica entre os dois programas.
Datena se frustra com resultados de programa na RedeTV!

Parece que o clima nos bastidores do programa de Datena na RedeTV! não está dos melhores. O apresentador estaria frustrado com o resultado de audiência do “Brasil do Povo” e não esconde a insatisfação.
Segundo informações de Gabriel de Oliveira do jornal O Dia, o apresentador já sabia das limitações da RedeTV! quando aceitou fechar contrato com a emissora, mas ele acreditava que existiria uma migração.
Datena pensou que, ao longo da carreira, teria formado um grande público que teria seguido ele na saída da Band para o SBT e agora na saída da emissora de Daniela Beyruti para a RedeTV!, mas isso não aconteceu.

Apesar de ter crescido a audiência da emissora no horário de exibição, Datena costuma perder para emissoras pequenas e não costuma passar de 1 ponto no Ibope da Grande São Paulo, uma queda acentuada dos corriqueiros 3 ou 4 pontos do “Tá na Hora” no SBT.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

