icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

"Detesto pensar em música como negócio", diz Ivete sobre novo CD

O disco Real Fantasia chega às lojas nesta terça(9); samba reggae 'No Brilho Desse Olhar' será a música de trabalho

foto autor

08/10/2012 às 21:02 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Real Fantasia explora sonoridades latinas, sem deixar de lado a música carnavalesca e as baladas
Uma das mais influentes artistas do cenário pop brasileiro, a cantora Ivete Sangalo acaba de soltar, com exclusividade para a imprensa, um hotsite com as novidades do seu novo trabalho, Real Fantasia, uma produção Universal Music dirigida por Alexandre Lins. O disco chega às lojas nesta terça-feira, dia 9 de outubro. Dois anos após seu maior desafio - o CD e DVD gravados em 2010, no Madison Square Garden, em Nova Iorque -, Ivete reaparece com um disco de inéditas e um repertório que tem o DNA de sua alegria e latinidade, com boas doses de romantismo. Ao falar sobre a continuidade na axé music, Ivete revela sua admiração pela música da Bahia. "Meu próximo projeto só poderia vir com música, especialmente pela música da Bahia, que é uma coisa que me atrai, pela personalidade, pela força e criatividade que tem". A faixa 'Real fantasia', que dá nome ao disco é uma das músicas mais carnavalescas do novo CD, e conta com uma participação especial do ícone da guitarra baiana Armandinho Macedo. O disco passeia entre baladas de amor, samba reggae, funks e muito suingue latino.
"A música de trabalho será um samba reggae, mas com um andamento mais leve, mais romântico"
Ivete Sangalo: uma das mais influentes artistas do cenário pop brasileiro
Música de trabalhoMisturando a veia romântica da artista e o embalo do samba reggae surge a música de trabalho: 'No Brilho Desse Olhar'. "Eu gosto muito de samba reggae, era uma coisa que eu queria fazer no disco. E a música de trabalho será um samba reggae, mas com um andamento mais leve, mais romântico". A maioria das faixas do CD revela a forte influência da música negra e dos ritmos latinos, referência essa confirmada pela cantora. "O disco tem uma presença de salsa, semba, funk, baladas românticas, que já são uma marca do meu trabalho". ComposiçõesNo vídeo promo, a cantora falou sobre a relação com os parceiros compositores e afirmou que sempre que ela recebe um disco ela guarda ou então faz um playlist, para ouvir com mais calma. "Quando eu tô malhando eu ouço. Tem canções que eu não gravo, mas eu tenho uma intimidade muito grande e os compositores sabem disso. Então, eu tô sempre nesse movimento com Alexandre (Lins), sempre ouvindo composições, muitas delas eu passo pro violão. Quando a gente viu, a gente já tinha um repertório. Troquei e-mail com alguns compositores, por conta do período de gravações de Gabriela, e também compus", revela. SucessoSobre a sua relação entre o fazer artístico e a preocupação com a manutenção da marca Ivete Sangalo, a artista afirma não se basear na busca pelo sucesso em seu processo criativo. "Detesto pensar em música como negócio, naturalmente a gente pensa numa forma de essa música se expandir, ganhar corpo e ganhar popularidade, isso denominado sucesso, mas não necessariamente a máquina da gente, da criatividade, gira em torno disso", conta Ivete. Parafraseando o nome do disco, a musa pop também expôs a necessidade de ela buscar o equilíbrio entre a realidade e a fantasia em sua vida. "Eu sou uma cantora popular, tem o mercado fonográfico, mas a fantasia está sempre ali abraçando a realidade, para a gente não endurecer, não ficar louco".
"Meus discos sempre têm muita influência da música negra, até o jeito de eu cantar mesmo, é o que eu mais ouço"
Real FantasiaNo novo disco de Ivete você vai ouvir os gêneros que influenciam a própria artista como músicas de raiz negra, africana, cubana, o hip hop, R&B, e o funk. Sangalo também versou sobre alguns ídolos da música mundial e seu gosto especial pelas batidas e o groove do funk (da black music, não o funk carioca, ok?). "(Tem funk nesse álbum) não querendo fazer uma alusão a isso, mas Sly (and the) Family (Stone), George Clinton (Funkadelic), Bootsy Collins são caras que eu ouço, e, inevitavelmente, eu jogo ali nos meus discos, mas não na intenção de fazer igual, é tipo: 'pô, essa onda é boa'. Meus discos sempre têm muita influência da música negra, até o jeito de eu cantar mesmo, é o que eu mais ouço"
Músicas do CD:1. Vejo o sol e a lua (Ramon Cruz) 2. No brilho desse olhar (Dan Kambaiah/Davi Salles) 3. Balançando diferente (Gigi/Fabinho O’Brian/Ivan Brasil/Magno Sant’Anna) 4. Dançando (Filipe Escandurras/ Márcio Victor/ Tierry Coringa) 5. Só nós dois (Ramon Cruz/Ivete Sangalo) 6. Só num sonho (Ivete Sangalo/ Radamés Venâncio/ Gigi) 7. Delira na Guajira (Samir/Fábio Alcântara) 8. Real fantasia (Magary Lord/ Jorginho/Codó Lima/ Fábio Alcântara) 9. Puxa Puxa (Fabinho O´Brian/Rubem Tavares/Duller) 10.No meio do povão (Rubem Tavares/Jorginho) 11.Essa distância (Gigi) 12.Isso não se faz (Tonny Carqueija/Rafael Cavalo/Ramon Cruz) 13.Bônus: Me levem embora (Dori Caymmi/Jorge Amado) 14.Bônus: Eu Nunca Amei Alguém Como Eu Te Amei (Paulo Sergio Valle/ Eduardo Lages)Álbum Real Fantasia Uma produção Universal Music dirigida por Alexandre Lins. Gravado nos estúdios Groove (BA), Queridona (BA) e Sala Sinfônica da Radio MEC (RJ). Mixado nos estúdios Mina (BA) e Mega (RJ). Masterizado no Classic Master (SP) por Carlos Freitas Músico Convidado: Armandinho (Guitarra Baiana) em “Real Fantasia” Direção de Arte da capa: Giovanni Bianco Assistência de Direção de Arte: Piera Paula e Raizel Fotos: Gui Paganini

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto