|
---|
Capitão da seleção, Gil joga de líbero, organizando as ideias |
Nem Bahia, nem Vitória. A equipe que vai representar os baianos até a Copa 2014 é uma seleção que já entra em campo campeã: 11 personalidades, entre esportistas, artistas e músicos, serão nomeadas nesta quarta-feira, no Othon Palace Hotel, Embaixadores de Salvador para a Copa do Mundo. O capitão Gilberto Gil já disse na terça-feira que vai atuar como líbero: jogando da defesa para o ataque, pretende organizar as ações do elenco. No meio de campo, a genialidade de Carlinhos Brown se junta à beleza e ao talento de Daniela Mercury e Ivete Sangalo. "É sempre uma honra representar o povo baiano. A Bahia está em mim e me acompanha por onde quer que eu vá", adiantou Daniela. Na lateral-direita, a posição é de Daniel Alves, jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira que não precisa nem atuar improvisado. Do outro lado, o Olodum entra em campo para encantar o mundo com a energia do samba-reggae. Para o ataque, foi escalado o ex-atacante Edilson. "Na verdade vou representar não só o meu nome, mas o de Vampeta, Júnior, Dida e outros baianos que ganharam uma Copa do Mundo. Fiquei feliz em representar o futebol e os jogadores", comemora o Capetinha.
Veja também: Acompanhe também notícias sobre os famosos no Nem Te Conto Como nenhum time ganha títulos sem muita luta, os campeões Acelino 'Popó' Freitas, do boxe, e Junior Cigano, do MMA, estão garantidos na equipe. Cigano vai ser o zagueirão que não deixa nenhum adversário passar. Popó, demolidor de qualquer oponente, joga no ataque. "Minha luta maior é o legado da Copa do Mundo. A ideia é colocar ações sociais em todas as sedes da Copa e promover ações de incentivo ao esporte. Quero que as outras cidades vejam Salvador como um exemplo dos preparativos para a Copa", diz.
|
---|
No campo da arte, as histórias do escritor João Ubaldo Ribeiro e a exuberância das criações artísticas de Bel Borba devem garantir muitos triunfos para a cultura soteropolitana. João Ubaldo faz o tipo zagueiro clássico, jogando com cabeça erguida, cadência e muito estilo. Já Bel Borba pode ser um grande goleiro, defendendo a arte baiana e a cidade de Todos os Santos como ninguém. "Não é de agora que me sinto um embaixador da cidade. Eu amo essa terra e demonstro isso no meu discurso e no meu comportamento. Pretendo usar meu trânsito para projetar minha origem como um estandarte. É preciso valorizar a nossa origem, a cultura de nosso país", argumenta Borba. A seleção de embaixadores foi feita pela prefeitura de Salvador, depois de diversos encontros com diferentes personalidades da cidade. O objetivo é que os convocados divulguem a cidade pelo mundo, incentivando o turista a visitar Salvador durante a Copa das Confederações, no ano que vem, e a Copa do Mundo 2014.
A lista final foi divulgada na terça. "Procuramos pessoas de sucesso que têm uma representatividade fora do Brasil. Salvador tem um conjunto muito amplo de personalidades que poderiam ser embaixadores, mas como são onze nomes, a gente tem que prezar por algumas, que sem dúvida representam muito bem a pluralidade cultural e étnica de nossa cidade", disse o Gestor do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal. No evento do Othon, oito dos 11 embaixadores serão nomeados oficialmente. Devido a outros compromissos, Ivete Sangalo, Daniel Alves e João Ubaldo Ribeiro serão os únicos selecionados ausentes no encontro de craques.
Seleção com dendê