|
---|
Claudenice Costa |
Para a empregada doméstica Claudenice Costa, de 32 anos, não foi surpresa se assistir no Fantástico, na noite do último domingo (1º), na disputa pelo prêmio da empregada mais cheia de charme do Brasil. "Foi a maior alegria da minha vida, mas sempre soube que chegaria lá, sempre me dediquei muito a minha carreira", revelou a baiana de Encruzilhada, a 645 km de Salvador, em entrevista ao Correio24horas, ainda emocionada com a conquista. "Estava vendo a televisão com Eric [filho de 3 anos] já esperando pelo anúncio da minha classificação para a semifinal", lembrou Claudenice, que cantou durante alguns anos em uma banda de forró da cidade até investir em carreira solo e gravar um CD com nove músicas, entre elas uma canção de sua autoria, há pouco mais de um ano.
|
---|
Claudelice em ação no trabalho |
Mais tarde, em novembro do ano passado, Claudenice precisou deixar de lado a carreira artística para se dedicar exclusivamente ao trabalho, onde labuta das 7h às 18h, "com uma horinha pra descansar e resolver o que eu precisar na rua". Na casa se revezam cinco trabalhadores terceirizados da Embasa, a maioria deles engenheiros, que estão na cidade para implantar um sistema de esgotamento sanitário. "O trabalho é bom, as pessoas são boas e ainda tenho minha carteira assinada, o que é muito difícil aqui na cidade", explica a concorrente a um dos quadros mais populares do programa da TV Globo, que já tem uma baiana entre as finalistas, a soteropolitana Marilene Machado de Jesus, 33 anos.
O vídeoA ideia de gravar o vídeo foi incentivada pela vizinha, a fotógrafa Renilda Cabral, que não só filmou a amiga como cedeu as roupas e os acessórios utilizados pela empregada doméstica. Claudenice aproveitou a casa vazia para fazer a gravação: "tive a autorização de doutor Fernando Gonçalves [engenheiro responsável pela casa e patrão de Claudenice] para fazer o vídeo. Ele só me pediu pra fazer na minha folga e não atrapalhar meu trabalho". Se a gravação do vídeo foi a custo zero, a luta para ser a mais votada e participar da final do concurso está começando a tirar os primeiros centavos da doméstica, que fatura apenas um salário mínimo por mês. "Já gastei R$ 50 com panfletos e mais R$1 mil com camisetas com fotos minhas, mas estou em busca de patrocínio na cidade para outras ações", conta Claudenice, que já peregrinou por rádios de cidades vizinhas e pequenos sites da região pedindo apoio financeiro. "A gente é chamada pra dar entrevista e aproveita para pedir incentivo aos empresários", brinca.
|
---|
Quando perguntada se acha que a dedicação e o investimento financeiro vão valer a pena, Claudenice não pensa duas vezes: "Eu tenho certeza que vou chegar lá, pois faço tudo com muita fé em Deus". A empreguete do interior da Bahia já analisou os vídeos das concorrentes e acha que ninguém foi tão original e criativa quanto ela. "Vou sair deste concurso vencedora e participar da novela [Cheias de Charme]", garante a empregada, que segue na maratona em busca de votos até o próximo domingo.