|
---|
Beto Jamaica e Compadre Washington |
O grupo 'É o Tchan' já virou peça antológica na história da música baiana. A banda de pagode, atualmente comandada por Beto Jamaica e Compadre Washington, teve altos e baixos e já contou com integrantes célebres, como Carla Perez, Sheilla Melo, Scheila Carvalho e Jacaré. Para comemorar os 20 anos de carreira, o grupo lançou recentemente o DVD intitulado 'É o Tchan 20 Anos'.
Veja também:Gravado em Porto Seguro (BA) e composto com 18 faixas, a produção conta com doze regravações de músicas que marcaram uma geração, a exemplo de 'Paquerei', 'Melô do Tchan' e 'Dança do Bumbum'. Entre as inéditas, destaque para as canções 'De Ladinho', 'Faz Tchan', 'Na Ondinha', 'Boing do Tchan', 'Macarengode', que mistura a melodia da 'Macarena', sucesso dos anos 90, com o pagode baiano, além da nova música de trabalho do grupo 'Nosso Amor é Fogo'. Com a agenda de shows lotada, neste sábado (11), às 17h, a banda canta com Jau em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari (BA). Nos shows, grupo sempre faz questão de relembrar os velhos sucessos e também apresentar os novos hits.
(Atualização: o show do É o Tchan que aconteceria em Jacuípe foi cancelado pela Prefeitura de Camaçari. Saiba mais informações aqui) Em entrevista ao
iBahia, Jamaica Washington contam tudo sobre o novo DVD, fazem uma breve análise da carreira e adiantam novidades. Leia:
iBahia - O que vocês trazem neste neste novo DVD? Planejam alguma turnê? Beto - O nosso DVD está lindo! Além dos nossos antigos sucessos como 'Melô do Tchan' e 'Paquerei' estamos como novas músicas que com certeza vão cair na boca do público. Uma delas é a nossa nova música de trabalho 'Nosso Amor é Fogo' que tem um ritmo contagiante. Estamos planejando sim fazer uma turnê pelo Brasil e levar o nosso show para outros países, porém ainda não está nada definido.
iBahia - Como foi gravar em Porto Seguro? Washington - Gravar em Porto Seguro foi uma experiência incrível, principalmente pelo show ter sido aberto ao público. Além de ser um lugar maravilhoso, a cidade reúne pessoas de todo o Brasil e também do exterior e recebemos toda a energia dos nossos fãs.
iBahia - É o Tchan teve muitos sucessos ao longo da história. Como foi o processo de seleção do repertório do novo trabalho, entre tantas canções de sucesso? Beto - A decisão foi tomada por nós e com os nossos empresários. Ouvimos várias músicas e também testamos em nossos ensaios para ver a aceitação do público. Não bastava a nossa escolha, o público também teve que aprovar.
"Quando você chega a 20 anos de sucesso não tem que se arrepender de nada" (Washington) |
iBahia - O que vocês pensam da música produzida pela nova geração das bandas de pagode baianas? Existe alguma que vocês gostariam de destacar? Beto - Preferimos não destacar ninguém, porém, tem uma galera que faz muita música boa. Essa que está fazendo música boa tem um paraíso pela frente, e quem não faz música boa vai fica para trás.
Washington - A ideia é fazer uma música de qualidade, por isso que o É o Tchan está fazendo 20 anos.
iBahia - Como está a agenda de vocês para o São João deste ano? Beto - Por enquanto, está confirmado Cruz das Almas e São Francisco do Conde. Também vamos participar do São João na Avenida que vai contar com a participação de diversos grupos de samba, previsto para ocorrer no dia 24 de junho. Uma forma de resgate do samba junino.
iBahia - O que vocês acham da estrutura atual do Carnaval de Salvador? Mudariam alguma coisa? Washington - Tem algumas coisas para se mudar. Precisamos que o Carnaval seja mais democrático, como por exemplo, em relação ao o horário de cobertura do Carnaval para que as bandas pequenas também tenham visibilidade e possam mostrar o seu trabalho para o mundo.
|
---|
Grupo tornou-se famoso nacionalmente com diversas canções de teor erótico e duplo sentido |
iBahia - Quais são os próximos projetos da É o Tchan? Pode adiantar alguma novidade? Beto - Estamos com vários projetos e sem dúvida vai acontecer muita coisa boa por aí. Mas ainda não podemos divulgar.
iBahia - O É o Tchan passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Se arrependem de alguma coisa? Fariam algo diferente? Washington - Não nos arrependemos de nada. Tudo na vida tem que ter mudança. Quando você chega a 20 anos de sucesso não tem que se arrepender de nada. Só agradecer.
iBahia - Para finalizar, mandem um recado para os fãs! Beto - Que eles continuem assim segurando esse 'Tchan' para gente pois só eles 'A nossa Tribo do Tchan' podem fazer isso por nós. Só temos agradecer a eles, e, se depender de nos, vamos ficar ainda muito tempo fazendo a alegria de todo mundo.
Leia outras entrevistas: Mr. Armeng fala sobre preconceito, música e futuro da carreira Ex-bailarino de Daniela Mercury abre o jogo sobre preconceito na dança Thiago Kalu conta tudo sobre 1º disco da carreira e novo show