A veiculação da música "Besta é Tu" no Big Brother Brasil 12 não agradou nadinha o autor da obra. Em seu perfil no Facebook, Luiz Galvão - que compôs músicas como "Acabou Chorare" e "Preta Pretinha" para os Novos Baianos - protestou contra a reprodução de sua música. " Não me perguntaram se eu queria minha música veiculada a este tipo de coisa", disparou na manhã desta quarta-feira, 29, pela rede social.
No entanto, o protesto de Luiz não diz respeito ao ECAD, que arrecada os direitos autorais e os distribui aos compositores associados. A Rede Globo paga estes direitos e Luiz Galvão afirmou recebê-los na distribuição. A reivindicação do compositor é outra: "Ninguém me perguntou se eu queria minha música neste programa. Acho que deveriam me procurar e me pagar a mais por isso", defende-se. "O que recebo do ECAD é muito pouco em comparação com o que a emissora ganha". Quando perguntado se sabe que, legalmente, a emissora não tem a obrigação, Luiz é sucinto. "Sei. Mas é o que eu acho. Se fosse com Roberto Carlos ou João Gilberto eles não fariam isso", completa.
Compositor baiano protesta contra veiculação de sua música no BBB 12
Segundo os representantes legais do ECAD, seria improvável que Luiz não recebesse estes direitos. "A Rede Globo é um grande veículo, eles não seriam desprevenidos ao ponto de não pagar ao ECAD. Luiz Galvão só não receberia se não estivesse veiculado ao orgão", explicam. Sobre o que Luiz deveria fazer caso quisesse entrar na justiça contra o ECAD ou a Rede Globo e revindicar por valores maiores, os representantes preferiram não se manifestar: "É uma questão um pouco mais complicada. Preferimos não nos manifestar".