O apresentador Faustão, que passou por um transplante de coração na tarde de domingo (27), foi salvo após uma desistência. A equipe médica recebeu autorização para a cirurgia após responsáveis pelo primeiro paciente na fila do órgão terem recusado a oferta.
As informações são do g1 e foram confirmadas pela Central de Transplante do Estado de São Paulo. Fatores como tipo sanguíneo, compatibilidade genética e tamanho do órgão foram levados em conta na hora da desistência.
Leia mais:
De acordo com o Notícias da TV, Faustão era o segundo na fila de espera e recebeu um coração de um doador de 35 anos. Vale lembrar que o Ministério da Saúde conta a posição na lista como um critério de desempate.
"A seleção gerada para oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam os requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", disse a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, por meio de nota.
O boletim médico mais recente divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, aponta que a cirurgia de Faustão foi um sucesso e que "as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição".
Veja o boletim na íntegra:
"Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.
O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.
O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição".