O cantor Gilberto Gil e família acionaram na Justiça o padre Danilo César, da Paróquia São José de Campina Grande (PB), por "intolerância religiosa e racismo religioso". As informações são do jornal O Globo.

O processo chega após o padre criticar o cantor em missa e debochar da morte da artista ao afirmar que "orixás não ressuscitaram" Preta Gil. Ele ainda disse que "Deus sabe o que faz e sabe quando a morte é melhor para você" e questionou a religião da família Gil.
Leia também:
Gilberto Gil, a esposa Flora, os irmãos de Preta (Nara, Marília, Bela, Maria, Bem e José), além de Francisco, filho da artista, são os autores da ação e pedem R$ 370 mil em indenização por danos morais.

A ação ainda afirma que a reprodução da fala nas redes sociais desencadeou "uma corrente de comentários de terceiros, sendo a causa de uma onde de racismo religioso e intolerância religiosa".
O jornal ainda afirma que a Diocese de Campina Grande já havia recebido uma notificação extrajudicial que exigia a retratação pública e punição do padre, mas o documento foi ignorado.
Padre já havia sido denunciado por intolerância religiosa após falar de Preta Gil
A Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza repudiou a atitude do padre e o presidente da associação, Rafael Generino, registrou um boletim de ocorrência contra o sacerdote. O líder ainda afirmou que levará o caso até o Ministério Público, por meio de uma nova denúncia.
"A liberdade religiosa é um direito garantido pela constituição e a liberdade de expressão também, mas essas duas liberdades não dão o direito de você atacar, humilhar e agredir fiéis de outras religiões. Nós estaremos procurando as medidas legais cabíveis contra todo o tipo de discriminação junto ao centro (@centroracialpb) de igualdade racial do Estado da Paraíba", afirmou em publicação.
Com a repercussão, o vídeo da missa foi excluído do canal no Youtube da paróquia e a conta do padre no Instagram ficou fora do ar, não se sabe se por denúncia ou suspensão dele.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


