icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Grupo Olodum completou 31 anos de trajetória no último domingo

Grupo fundado em 79 vai celebrar aniversário com evento promovido pela Torcida Brasil Olodum

foto autor

26/04/2010 às 12:06 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em 2009, o Olodum foi alvo de homenagens. O grupo completou 30 anos de história e por conta disso ganhou presentes antecipados durante o Carnaval de Salvador. Diversos artistas homenagearam o bloco afro mais famoso no mundo com muito carinho e música.



Em 2010, a data de aniversário também não vai passar em branco. Neste domingo, 25, o grupo completa 31 anos e comemora com muita festa no Pelourinho. A partir das 17h, a Praça Pedro Arcanjo - no Centro Histórico de Salvador, vai celebrar a data ao som da banda Olodum – que vai receber alguns convidados. A festa é promovida pela Torcida Brasil Olodum, uma organização criada pelo bloco Afro desde 91 e que apóia a Seleção Brasileira de Futebol durante os mundiais.

O show da banda, ao comando dos vocalistas Lucas de Fiori, Nadjane e Matheus, promete apresentar um repertório repleto de sucesso. O grupo também vai aproveitar o evento para convocar o público a torcer, junto ao Olodum, pelo título do Brasil nesta Copa do Mundo.

Sobre o grupo - O bloco Afro Olodum foi criado durante o carnaval de 1979, com a simples intenção de proporcionar lazer aos moradores do Pelourinho, mas acabou tornado-se uma ONG do movimento negro Brasileiro que é referência no mundo. Muitas pessoas conhecem os tambores e o som inconfundível da banda Olodum, entretanto o grupo não se resume a apenas música. O bloco é uma manifestação cultural e social, que leva para o mundo a arte da Bahia, seja pela música, pelo teatro ou pela as diversas ações sociais.

Hoje o Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas. O grupo também promove a educação popular e umas das suas principais missões é o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra.

Da Bahia para o Brasil, o bloco também criou talentos conhecidos e renomados. Lázaro Ramos é um filho do Bando de Teatro Olodum - grupo teatral foi formado em 1990. O bando é responsável por diversos espetáculos, destaque para Ó Paí, Ó, peça que ganhou forma em Salvador e se tornou seriado na TV Globo e filme nos cinemas.

Confira algumas fotos do Olodum:

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto