Em 2009, o Olodum foi alvo de homenagens. O grupo completou 30 anos de história e por conta disso ganhou presentes antecipados durante o Carnaval de Salvador. Diversos artistas homenagearam o bloco afro mais famoso no mundo com muito carinho e música.
Em 2010, a data de aniversário também não vai passar em branco. Neste domingo, 25, o grupo completa 31 anos e comemora com muita festa no Pelourinho. A partir das 17h, a Praça Pedro Arcanjo - no Centro Histórico de Salvador, vai celebrar a data ao som da banda Olodum – que vai receber alguns convidados. A festa é promovida pela Torcida Brasil Olodum, uma organização criada pelo bloco Afro desde 91 e que apóia a Seleção Brasileira de Futebol durante os mundiais.
O show da banda, ao comando dos vocalistas Lucas de Fiori, Nadjane e Matheus, promete apresentar um repertório repleto de sucesso. O grupo também vai aproveitar o evento para convocar o público a torcer, junto ao Olodum, pelo título do Brasil nesta Copa do Mundo.
Sobre o grupo - O bloco Afro Olodum foi criado durante o carnaval de 1979, com a simples intenção de proporcionar lazer aos moradores do Pelourinho, mas acabou tornado-se uma ONG do movimento negro Brasileiro que é referência no mundo. Muitas pessoas conhecem os tambores e o som inconfundível da banda Olodum, entretanto o grupo não se resume a apenas música. O bloco é uma manifestação cultural e social, que leva para o mundo a arte da Bahia, seja pela música, pelo teatro ou pela as diversas ações sociais.
Hoje o Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas. O grupo também promove a educação popular e umas das suas principais missões é o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra.
Da Bahia para o Brasil, o bloco também criou talentos conhecidos e renomados. Lázaro Ramos é um filho do Bando de Teatro Olodum - grupo teatral foi formado em 1990. O bando é responsável por diversos espetáculos, destaque para Ó Paí, Ó, peça que ganhou forma em Salvador e se tornou seriado na TV Globo e filme nos cinemas.
Confira algumas fotos do Olodum:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!