A jornalista Simone Queiroz, escalada para noticiar a morte de Silvio Santos no SBT, no último sábado (17), revelou os bastidores da emissora após a chegada da informação.
Segundo a apresentadora, tudo precisou ser feito na hora. Isso porque, o SBT não tinha preparado nenhum texto ou matérias prévias sobre o dono da emissora, como é comum na prática do jornalismo.
Leia também:
"Foi a missão mais difícil que eu precisei desempenhar como jornalista. Bom, como todo mundo já sabe, normalmente as emissoras, os jornais, têm preparado textos e matérias sobre pessoas que você acha que já estão doentes e estão próximos de morrer. Enfim, parece um pouco desumano isso, mas é uma questão prática", disse em entrevista ao Terra.
Ainda segundo a jornalista, a decisão da emissora é "absolutamente compreesível", em especial pelo SBT ser familiar.
"Só que isso nunca aconteceu no SBT em relação ao Silvio Santos. É absolutamente compreensível, aceitável, porque eu jamais, por exemplo, como filha, permitiria em relação ao meu pai, que se discutisse ou que se tentasse arrumar alguma coisa para o dia que ele fosse morrer. Então nós, como nós, somos todos e temos esse DNA de SBT, esse DNA Silvio Santos, isso foi tudo preparado na hora", continuou.
🚨PLANTÃO DO SBT INFORMA A MORTE DE SILVIO SANTOS! #Plantão pic.twitter.com/R2rqtEqCgo
— Brenno (@brenno__moura) August 17, 2024
O SBT anunciou a morte Silvio Santos 11h30, quase duas horas após a confirmação da informação. A jornalista interrompeu a programação que deu inicío a uma série de homenagens ao dono do SBT.
"Nós interrompemos a nossa programação só agora porque também estamos administrando a nossa dor. A dor da imensa família brasileira. E agora, falando olho no olho do público do SBT, para dar uma notícia que nós nunca desejamos dar, a morte do apresentador Silvio Santos, aos 93 anos", disse na ocasião.
Morte de Silvio Santos
Silvio Santos estava estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês. A causa da morte do empresário foi uma broncopneumonia após infecção por H1N1.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1930, Silvio foi um dos comunicadores de mais prestígio do Brasil. O primeiro trabalho do carioca foi de camelô. Ele também é criador da empresa de cosméticos Jequiti. A primeira empresa do apresentador foi o Baú da Felicidade, em 1959.
Em 1993, seu programa de televisão, o Programa Silvio Santos, em exibição desde 1961, foi considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes -, o programa de televisão mais duradouro do mundo.
Embora não tenha ocupado nenhum cargo político, Silvio Santos recebeu diferentes convites para se candidatar em eleições. Em 1989, ele foi pré-candidato à presidência da república pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), mas foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!