A atriz Larissa Manoela, de 24 anos, usou suas redes sociais nesta sexta-feira (17) para chamar atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. Em apoio à campanha Outubro Rosa, ela compartilhou uma série de fotos em que aparece de topless, cobrindo os seios com as mãos, e reforçou a mensagem de autocuidado.

"Outubro Rosa: um mês de conscientização, saúde, cuidado e vida! Faça o autoexame e previna-se! Prevenir é amar #OutubroRosa", escreveu na legenda da publicação feita no Instagram.
Leia também:


A iniciativa da atriz visa incentivar a prática do autoexame e a realização de consultas regulares com o ginecologista, além de exames de rastreamento, como a mamografia. Segundo especialistas, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem alta taxa de cura, que pode chegar a 95% ou mais.


Neste mês de conscientização, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou a publicação Controle de Câncer de Mama no Brasil: dados e números 2025, reunindo informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, além de dados sobre o acesso a exames e tratamentos em todo o país. A ideia é auxiliar profissionais de saúde e gestores públicos no combate à doença.
De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil, com estimativa de 73.610 novos casos apenas em 2025. No ano passado, foram mais de 20 mil mortes registradas. Apesar dos números alarmantes, o relatório aponta uma redução na mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos entre 2020 e 2023.
A região Sudeste concentra o maior número de casos, enquanto o estado de Santa Catarina, no Sul, apresenta a maior taxa de incidência. Já em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram os índices, com destaque para os estados de Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que registram os maiores números proporcionalmente.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


