Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Informação errada

Luana Piovani se posiciona sobre atletas trans e gera polêmica

Luana Piovani usou as redes sociais para se posicionar contra a competição entre atletas trans e cis em esportes

Helena Pamponet Vilaboim • 18/06/2024 às 9:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Luana Piovani se posicionou contra a inclusão de mulheres transsexuais em competições femininas. A atriz compartilhou na última segunda-feira (18) uma notícia com informação errada sobre a nadadora transgênero americana Lia Thomas, que não participará da Olimpíada, para tornar pública sua opinião.


				
					Luana Piovani se posiciona sobre atletas trans e gera polêmica
Luana Piovani se posiciona contra competição entre atletas Trans e Cis. Foto: Reprodução

“Sou contra trans competirem com mulheres”, escreveu Luana em seu Instagram. Ela fez o comentário em cima de uma reportagem que tem uma informação errada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Segundo a postagem nas redes sociais da Jovem Pan compartilhada por Piovani, Lia Thomas, nadadora transgênero norte-americana, estaria fora da Olimpíada de Paris após perder um processo contra a Federação Internacional de Esportes Aquáticos. Contudo, Lia não nada desde 2022 em qualquer categoria e não tem índice para participar da seletiva olímpica dos Estados Unidos.

De fato a atleta trans recorreu na Corte Arbitral do Esporte contra uma regra da World Aquatics que proíbe mulheres trans de competirem em alto nível. Mas quando entrou com o processo não estava federada nos Estados Unidos e por isso, mesmo que a decisão fosse a favor de seu questionamento, não estaria apta para competir nos Jogos Olímpicos de Paris.


				
					Luana Piovani se posiciona sobre atletas trans e gera polêmica
Entre 26 de julho e 11 de agosto, os jogos abrirão um novo patch de apostas e linhas dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Foto: Divulgação

O mérito do processo nem chegou a ser julgado, já que uma burocracia impediu a avaliação do mesmo. Com o arquivamento do processo segue a regra que proíbe a participação de qualquer nadadora trans em Jogos Olímpicos, já que o Comitê Olímpico Internacional decidiu que cada federação esportiva é responsável por criar as regras sobre o tema.

Web reage à posição de Luana Piovani sobre atletas trans

A fala pegou mal entre os internautas e gerou muitas críticas à artista. “Luana Piovani falando que não apoia que mulheres trans compitam na mesma categoria de mulheres cis. Nem todo mundo só aceita”, refletiu uma pessoa. “Luana Piovani dá tiro pra tudo que é lado e às vezes acerta. Hoje ela resolveu falar de pessoas trans no esporte. Mona, SHIU”, repreendeu outra. “É hoje que a Luana Piovani vai ser cancelada”, avisou mais um.

Sempre envolvida em polêmicas, Piovani surpreendeu parte da web, que em grande maioria definiu a famosa como "problemática". Internautas também a acusaram de transfobia. “Luana Piovani transfóbica, morreu cedo a querida”, decretou um último.

Vale lembrar que mulheres cisgêneras (cis) são aquelas que nasceram no corpo feminino e se identificam com esse gênero. Já as mulheres transgênero (trans) são aquelas que nasceram no corpo masculino, mas que não se identificam com ele, podendo passar por cirurgia de redesignação sexual (CRS) ou não.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto