A pneumonia, doença que provocou a internação de Ivete Sangalo, levou 32.781 pessoas para hospitais da Bahia somente em 2023. As informações foram detalhadas nesta sexta-feira (23) pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab). O órgão ainda não tem números parciais deste ano.
De acordo com os dados, apesar de superar os registros de anos anteriores, como 2020 (18.793) e 2021 (19.448), quando a pandemia de Covid-19 estava em alta, o balanço de 2023 representou uma redução quando comparado a 2022, que teve 33.297 internações pela doença.
Leia também:
No ano passado, pacientes com idades entre 50 e 59 anos, assim como Ivete Sangalo, representaram 2,6% dos internados. Foram 857 pessoas nessa faixa etária. Por outro lado, os mais atingidos, conforme o balanço, foram crianças com idades entre 1 e 4 anos, representando 7.298 internações, ou 22,3% do total.
Ao todo, 3.899 pessoas diagnosticadas com pneumonia morreram em 2023. Idosos lideram nesse quesito, representando mais de 50% dos casos. Neste ano, apesar de ainda não ter um balanço atual de internações, a Sesab detalha que 270 pessoas morreram no estado, em decorrência da doença.
A pneumonia é uma doença grave e, em muitos casos, como aconteceu com a musa baiana, a internação é necessária. Alguns fatores contribuem para a infecção, como lesão pulmonar por problema cardíaco ou respiratório; doença pulmonar (bronquite, enfisema); asma; exposição constante a ambientes tóxicos e o cigarro.
No caso de Ivete Sangalo, a infecção foi provocada pelo esgaste físico pós-carnaval. O anúncio foi feito pela artista, nas redes sociais. Ela se apresentou durante cinco dias na folia da capital baiana, o que incluiu a abertura da festa, desfile do bloco Coruja, e trio pipoca em um dos circuitos. E também se apresentou em uma festa fora da capital.
"Antes de qualquer preocupação, já quero dizer que estou bem! Essa semana terminada a maratona carnavalesca, assim como grande parte das pessoas, peguei uma virose. Na terça feira não me sentia confortável com uma tosse chata e muito repetitiva", escreveu ela.
Ivete Sangalo ainda anunciou que, por causa do estado de saúde, não poderá se apresentar no Navio da Xuxa no fim de semana.
Vários famosos se manifestaram, desejando melhoras para a musa. Incluindo o filho dela, Marcelinho, que dividiu um registro exclusivo ao lado da mãe nas redes sociais.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!